Topo

Milly Lacombe

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

O Brasil de Bolsonaro virou o velho-oeste e não há nada de acidental nisso

Leandro Lo, campeão mundial de jiu-jitsu - Reprodução/Instagram
Leandro Lo, campeão mundial de jiu-jitsu Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

07/08/2022 14h28

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Acordamos com a notícia do assassinato a mão armada de um homem dentro de um clube de classe média-alta paulistano.

Era um show musical num sábado à noite, nada além disso.

Mas havia um cidadão de bem armado na plateia e ele decidiu que não iria levar desaforo para casa - como todo macho de respeito, diga-se. Levar desaforo pra casa é coisa de maricas.

Então, de acordo com testemunhas, depois de se desentender com outro homem, de sair no soco e de ser imobilizado, o cidadão de bem sacou a arma e atirou para matar.

A vítima era campeã mundial de jiu jitsu; o assassino era um policial à paisana. Deu em tragédia.

Haverá outras porque não se celebra impunemente a posse de armas, os clubes de tiro, a virilidade do macho de respeito que só atura mulher para fins sexuais, a imensa liberdade de calar quem te incomoda nem que seja na bala.

A vida pública de Jair Bolsonaro se baseia nesse pilar de masculinidade.

Antes, ele falava suas atrocidades a partir de um pequeno e delinquente gabinete como deputado federal e era ridicularizado por colegas. Assim, pouco barulho fazia.

Mas o renegado Jair viraria esse jogo, colaria sua imagem na de um ícone do liberalismo e assim seria eleito presidente do país, calando aqueles que o excluíam da cena política e o consideravam carta fora do baralho.

No posto mais alto do funcionalismo público, Bolsonaro foi coerente, seguiu seus valores, armou a população civil e autorizou as polícias a agirem em defesa do que acham que é essa tal de liberdade.

A questão é que cada um tem uma ideia muito particular do que é liberdade e, movido por ela, se sente agora legitimado a aplicá-la.

Em todo o país, o número de civis armados é maior do que o de integrantes das Forças Armadas, Exército e Aeronáutica.

Segundo dados do Instituto Sou da Paz, a proporção é de aproximadamente 600 mil pessoas armadas e de 350 mil militares.

Temos, assim, cerca de um milhão de pessoas andando armadas por aí.

Isso em números oficiais, o que indica que o contingente de valentes e defensores dessa ideia adoentada de liberdade é muito maior.

Estão armados nos bares, nos cinemas, nos restaurantes, nos parques, nos shows, nas Igrejas, nos clubes, nos hospitais, nas escolas.

Não saem de casa sem uma arma na cintura porque acreditam que liberdade é ter o direito de desfilar por aí com suas pistolas e suas ideias de masculinidade e valentia.

Estamos no Velho Oeste dos filmes de Hollywood.

E, exatamente como nos filmes de cowboy, estão tentando fazer a gente torcer para o vaqueiro sem nos dizer que somos os índios.