Topo

Milly Lacombe

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

De todos os problemas do Corinthians, o mais grave é a apatia

Fagner ao final do jogo entre Corinthians e Flamengo, pelas quartas de final da Libertadores, na Neo Química Arena - Ricardo Moreira/Getty Images
Fagner ao final do jogo entre Corinthians e Flamengo, pelas quartas de final da Libertadores, na Neo Química Arena Imagem: Ricardo Moreira/Getty Images

Colunista do UOL

03/08/2022 16h02

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O que acontece com o time de Vitor Pereira que, vez ou outra, entra em campo como quem anda pela rua depois de receber uma notícia ruim?

De onde vem a apatia, a falta de fome de bola, a baixa intensidade?

O próprio VP disse coisa semelhante na derrota por 2x0 para o Athletico-GO: faltou fome.

Esse ano, já faltou fome contra o São Paulo no estadual, contra o Palmeiras no Brasileiro, em alguns jogos da Libertadores, contra o Fluminense no Maracanã, contra o Athletico-GO na Copa do Brasil e agora contra o Flamengo.

A falta de fome me parece ser o diagnóstico mais grave entre todos os demais: escalações equivocadas, Cantillo de primeiro volante, craques machucados em jogos importantes, Fabio Santos no banco e Piton em campo, Roger Guedes de nove, Yuri Alberto na ponta.

As questões acima estão na dimensão do que é sabido. A falta de apatia está na dimensão do misterioso.

O time está com problemas de relacionamento? VP perdeu o vestiário? Tem algum jogador fazendo corpo mole e contagiando outros? Acho que é aí que está o nó.

Mesmo com escalações equivocadas, mesmo com craques no banco, mesmo com jogadores essenciais no DP, o Corinthians, com intensidade, é time competitivo.

Sem intensidade, a comissão pode colocar todos os jogadores à disposição de VP que, ainda assim, o time fracassará em campo.

De onde vem a apatia?

Não resta dúvida que o Flamengo de Dorival é um time mais interessante do que o Corinthians nesse momento. Mas a apatia corintiana deixou o jogo muito fácil - e não deveria ter sido assim.

Perder para um time como o Flamengo é absolutamente normal. Perder desinteressadamente não pode ser normal.

Ficou difícil para o Timão.

Agora, para ir às semis da Libertadores, vai ter que atuar sobrenaturalmente.

A boa notícia é que, no futebol, vez ou outra o sobrenatural dá as caras.