Topo

Milly Lacombe

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

O VAR é uma ilusão

Raphael Claus consulta o VAR durante a partida entre Grêmio e Fluminense - RICHARD DUCKER/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Raphael Claus consulta o VAR durante a partida entre Grêmio e Fluminense Imagem: RICHARD DUCKER/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL

04/04/2022 19h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Nelson Rodrigues conta que um dia, quando era pequeno, a mãe precisou contratar um jardineiro e chamou o candidato para uma entrevista. Tendo gostado do rapaz, perguntou se ele poderia começar a trabalhar no sábado, e ele disse então que no sábado não poderia. Ela quis saber por que, e ele respondeu: "o sábado é uma ilusão".

Assim como o sábado do jardineiro Rodrigueano, o VAR é uma ilusão. O VAR chegou ao jogo com a pompa de ser a justiça derradeira, o fim da polêmica, e acho que qualquer um que esteja atento já entendeu que ele não é nem uma coisa e muito menos a outra.

Ver um lance repetidas vezes sob ângulos variados, velocidades reduzidas e imagens congeladas não garante que estejamos todos vendo uma mesma coisa. Primeiro porque a jogada assim fatiada é tirada de contexto. Depois porque onde um vê contato o outro pode estar vendo chute no vazio. Nem mesmo a marcação mais óbvia e aparentemente mais simples que faz uso das linhas de impedimento está livre de ser questionada.

O VAR é capaz de se meter equivocadamente, de não se meter quando deve, de ver o que não foi, de deixar de ver o que foi. Porque o VAR é, na verdade, mais gente com poder palpitando sobre um lance.

Em um simples escanteio o VAR, num dia de humor alterado, pode enxergar alguns lances de penalti. Quantas vezes eles acontecem durante uma partida? Puxões, empurrões, agarrões... estão todos ali a cada escanteio. O que leva os juízes da salinha refrigerada a chamar a atenção para alguns e não para outros? Em que mundo, aliás, acharam que colocar mais árbitros em uma partida resolveria alguma coisa?

O futebol é um jogo cheio de imprevisibilidades e que, como a vida, acabará tendo que lidar com algumas injustiças. Chamar o VAR para ser mais uma dimensão de injustiças e polêmicas não adiciona nada ao jogo a não ser sufocados ou amedrontados gritos de gol. Para não mencionar os berros que os pobres narradores têm que dar quando o VAR decide, depois de muitos minutos, que foi gol.

O VAR chegou e não eliminou as polêmicas nem as injustiças. Todas e todos nós já temos a nossa rinha particular com essa tecnologia.

O que o VAR acrescentou até aqui ao jogo - indubitavelmente - é tédio. O resto é questionável.