Topo

Milly Lacombe

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Neto ensina Tite e seleção brasileira sobre hombridade e coragem

Neto, apresentador do Os Donos da Bola, da TV Band - Reprodução/TV Band
Neto, apresentador do Os Donos da Bola, da TV Band Imagem: Reprodução/TV Band

Colunista do UOL

07/06/2021 17h40

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

"A discussão da Copa América não é mais importante que do assédio sexual!", disse o Craque Neto na edição desse 7 de junho de "Os Donos da Bola" na Band. "A cada oito minutos, uma mulher é morta neste país. A cada oito minutos, uma mulher é estuprada neste país. Sua mãe, sua filha, sua esposa, quem pega ônibus, metrô, criança, dentro de casa. E a gente está preocupado com Copa América", completou exibindo a fúria usual.

Com uma diferença de minutos, Tite se manifestava em coletiva dizendo que as acusações de assédio sexual e moral que recaem sobre Rogerio Caboclo, presidente afastado da CBF, não eram de sua alçada.

Tite, meu caro, o assunto é da sua alçada sim. É da alçada da sociedade como um todo. Justamente porque alguns acham não ser da sua alçada, a luta contra o machismo - que todos os dias mata mulheres nesse país - segue aos trancos e barrancos.

É preciso se manifestar de forma clara, como fez Neto. De preferência, nesse mesmo tom de indignação e raiva. É isso o que esperamos de vocês.

Queremos ver demonstrações de fúria, de revolta, de cólera. Queremos que falem sobre isso publicamente, mas também entre vocês. Falem uns com os outros, critiquem aqueles que fazem comentários machistas, exponham-se como nós nos expomos. Coragem, meus caros.

O tema é da sua alçada sim, Tite. E precisamos falar muito sobre ele. Tanto quanto de esquemas táticos e preferências técnicas. É incômodo se colocar, né? Imagina então como é incômodo existir sob essa cultura de violência, de abuso e de assédio. Viver é tomar partido, Tite, e é isso o que a gente espera de um cara como você.

Você, que tem o respeito de tantos, deveria sim se posicionar, elaborar, falar. Falar com esse time que tanto te admira, falar para as câmeras, falar olhando nos nossos olhos. Vocês precisam falar.

E falar entre si. Falar sem fazer piadas, sem ridicularizar, sem debochar de quem teve a coragem de apresentar uma acusação formal que reúne muitas e incontestáveis provas, além de testemunhas. Falem a fartar, íntima e publicamente.

O acusado no caso do "não é da nossa alçada" era seu chefe até ontem. Como não se indignar? Como não se revoltar? Como, diante desse escândalo, manter o tom de chefe de delegação inglesa da seleção de cricket em chá das seis?

Estamos exaustas, dilaceradas e furiosas, e não vamos mais nos calar. É uma batalha imensa e por isso precisamos de aliados.

Obrigada, Neto. Em nome de todas as mulheres que estão nessa luta contra o machismo, a violência sexual, o apagamento, o silenciamento, o feminicídio, agradeço emocionada. Muito obrigada por usar sua voz em nome dessa causa.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL