Mercado da Bola

Mercado da Bola

Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

É injusto dizer que o Santos melhorou sem Neymar

O Santos venceu o Corinthians por 3 a 1 na Vila Belmiro e iniciou uma discussão: o time é melhor sem Neymar?

Não é possível dizer. E os números indicam que a resposta é não. Com Neymar, o Peixe tem 46% de aproveitamento no Campeonato Brasileiro. Sem o camisa 10, o rendimento cai para 31%.

O Santos é um time melhor sob o comando de Juan Pablo Vojvoda. E o treinador argentino só comandou Neymar duas vezes.

É verdade que o craque não foi bem nos empates com Fluminense e Atlético-MG antes de nova lesão muscular, mas será que ele não jogaria melhor na equipe mais organizada de Vojvoda? Ou a equipe só é mais organizada pois Neymar não está?

Com Neymar, o Santos precisava de uma engrenagem para o astro. Porém, Neymar sempre é marcado por pelo menos dois atletas e abre espaços para os companheiros mesmo quando não brilha.

Pelo contexto, é injusto creditar a evolução santista à falta de Neymar. O recorde com Vojvoda foi insuficiente. E se taticamente é mais fácil atuar sem Neymar, com ele há um fator técnico irrecusável.

Fato é que Neymar, seja no Santos ou na seleção brasileira, está sob suspeita. Cabe a ele se recuperar do problema na coxa e provar que com ele o Peixe é melhor e que a seleção precisa dele para a Copa do Mundo. A volta aos gramados deve ocorrer em novembro.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.