Mercado da Bola

Mercado da Bola

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Wellington analisa nível da Série B e revela história inusitada no Avaí

Wellington teve suas primeiras experiências na Série B nos últimos anos. Com passagens por São Paulo, Internacional, Vasco e Fluminense, o volante defendeu Avaí e Goiás entre 2023 e 2024, conhecendo a segunda divisão brasileira.

Ao contrário do que pode parecer, Wellington não teve rápida adaptação na Série B devido ao nível inferior de jogadores que dividiam o campo com ele. Com isso, acabou ficando um período sem jogar por estar acima do nível, como explicou ao Zona Mista do Hernan programa do Canal UOL.

Quando você vai para a Série B, precisa entender o campeonato para depois conseguir se adaptar e jogar. Quando eu estava no Avaí, o Morínigo era o treinador e teve um dia que ele me chamou para conversar dizendo que eu ia ficar no banco. Ele falou que essa competição (Série B) não era para jogadores que nem eu. Questionei se ele achava que eu não tinha capacidade de jogar, mas ele disse o contrário, que eu pensava na frente e não era respondido.
Wellington ao Zona Mista

Embora ter um atleta acostumado com a Série A seja positivo para uma equipe da Série B, os outros jogadores também precisam corresponder para que os resultados possam ser conquistados.

"Na Série A, todo mundo tem o mesmo cognitivo e aquilo que é treinado, é executado. Na Série B, às vezes, alguns jogadores por estarem num dia ruim ou com receio, acabam não exercendo o que é proposto."

A experiência na segunda divisão fez com que o volante entendesse algumas das dificuldades que os jogadores possuem e, devido a elas, não conseguem atingir o nível mais alto do futebol.

Antes de jogar a Série B, eu achava que qualquer jogador tinha capacidade de jogar na Série A, mesmo que estivesse na D, C ou B. Hoje eu vejo que, realmente, tem jogadores que vão ter sucesso na Série A e outros que só vão conseguir jogar na B, ou na C, ou na D.
Wellington

Após sair do Goiás, Wellington assinou com o Noroeste, clube que subiu para a Série A1 do Campeonato Paulista em 2025. O volante, no entanto, rescindiu com a equipe pouco tempo depois sem nem ter entrado em campo.

Devido a problemas particulares, Wellington não procurou um novo clube, mas agora está pronto para voltar aos gramados.

Continua após a publicidade

Garantindo estar 100% em sua forma física, o jogador de 34 anos espera retornar a algum time da Série A.

"Não posso dizer que voltar para a Série B não é um objetivo, até porque tem grandes equipes lá. Só que eu sou um atleta que pensa muito na frente, se alguém me perguntasse o que queria disputar hoje, seria Série A, Libertadores, Copa do Brasil. Estou acostumado com outros tipos de competições e na Série B você não tem essas oportunidades", finalizou Wellington.

O Zona Mista do Hernan, apresentado pelo colunista do UOL, André Hernan, vai ao ar todas as semanas no canal do UOL Esporte no YouTube.

Siga o UOL Esporte no

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.