Luizão não se arrepende de sair do São Paulo para o West Ham: 'Irrecusável'
Ler resumo da notícia
Revelado em Cotia, o zagueiro Luizão foi negociado com o West Ham, da Inglaterra, no final de 2022. Pelo time principal do São Paulo, o atleta teve pouco espaço, tendo realizado apenas 20 partidas.
A saída precoce e com baixa rodagem no Tricolor pode parecer uma decisão incorreta. Afinal, o zagueiro não brilhou em solo inglês e apenas disputou jogos pelas categorias de base do West Ham.
No entanto, o projeto apresentado pelo clube inglês à época da negociação somado à alta visibilidade que a Premier League oferece fizeram com que Luizão não pensasse duas vezes para aceitar o desafio, como explicou ao Zona Mista do Hernan, programa do Canal UOL.
Olhei para a oportunidade muito boa que o West Ham me ofereceu, algo que para mim, um jovem de 20 anos, era irrecusável. O projeto esportivo que eles me mostraram, junto com meu sonho de jogar na Premier League, não tinha como pensar em negar. Além de dar uma segurança para minha família, estaria a um passo de realizar meu sonho, e pode ser um trem que passa uma vez só na carreira.
Luizão ao Zona Mista
Embora a passagem pelo futebol inglês não tenha sido de sucesso, o jovem de 23 anos não se mostra arrependido pela tentativa. Além do desenvolvimento que o alto nível da liga oferece, Luizão via no futebol inglês um caminho mais fácil para chegar à seleção brasileira.
"É a maior liga do mundo, a mais valiosa, não tem muito o que pensar. Todo mundo olha para a Premier League como a liga mais competitiva. Treinadores de todas as seleções olham primeiro para os atletas que jogam na Premier League, então era algo que, para mim, já estaria perto de, quem sabe, entrar no radar da seleção."
Falta de espaço no West Ham
Segundo Luizão, o principal problema para que ele não tivesse chances na equipe profissional do West Ham foi a falta de confiança em jovens.
Quando o zagueiro chegou no clube, o treinador David Moyes não gostava de trabalhar com atletas mais novos. Após a saída de Moyes, Julen Lopetegui assumiu a equipe, mas continuou com o mesmo pensamento.
Meus primeiros seis meses seriam para adaptação dentro do elenco e do país, então eu ficaria no time sub-21 e participaria de alguns treinos com o elenco principal para, depois desse período, ficar direto no time principal. Só que quando acabaram esses seis meses, o treinador do time principal tinha um pouco de dificuldade de trabalhar com jovens e eu fiquei no time sub-21.
Luizão
Luizão, então, passou dois anos no time sub-21 do West Ham, o que atrapalhou seu desenvolvimento, visto que já possuía experiência profissional no São Paulo.
O zagueiro conseguiu voltar a desempenhar a nível profissional apenas em fevereiro de 2025, quando foi emprestado para o Pogon Szczecin, da Polônia, onde realizou quatro partidas.
Em alguns momentos eu tentei minha saída por empréstimo, para tentar jogar e ter mais minutos em outro lugar. Mas tiveram algumas dificuldades dentro do West Ham que fizeram com que eu não conseguisse sair. Então fiquei dois anos só treinando e jogando no time sub-21, até que consegui ir para o Pogon.
Luizão
O Zona Mista do Hernan, apresentado pelo colunista do UOL, André Hernan, vai ao ar todas as semanas no canal do UOL Esporte no YouTube.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.