Mercado da Bola

Mercado da Bola

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Luizão revela postura que atrapalhou o São Paulo na final da Sul-Americana

Formado nas categorias de base do São Paulo, o zagueiro Luizão deixou o clube em 2023 sem ter conquistado nenhum título com a camisa tricolor.

Luizão foi promovido ao profissional na metade de 2022, por Rogério Ceni. A melhor oportunidade que teve para levantar uma taça pelo clube foi na Sul-Americana daquele ano, na qual o São Paulo foi vice-campeão.

Na ocasião, o Tricolor era favorito contra o Independiente del Valle, mas perdeu a decisão por 2 a 0. Luizão acredita que a certeza do título contra o adversário de menor expressão acabou atrapalhando o elenco são-paulino, como contou ao Zona Mista do Hernan, programa do Canal UOL.

A gente tinha na cabeça o pensamento muito forte de que ia ganhar. Talvez tenha atrapalhado, não sei, a gente não pensou muito no adversário, só que íamos vencer. Com todo respeito ao Independiente del Valle, mas o São Paulo é maior, então a gente pensou que ia vencer independentemente da circunstância. Eles jogaram muito bem e, quando percebemos, estava 2 a 0.
Luizão ao Zona Mista

Tal pensamento, no entanto, não estava restrito apenas ao elenco tricolor. À época, os próprios torcedores do Independiente del Valle não acreditavam no título, tanto que os equatorianos abriram mão de 12.500 dos 14 mil ingressos que tinham disponíveis.

"A torcida deles estava vazia. Tinha muito mais torcida do São Paulo, estava tudo certo para o São Paulo vencer, mas dentro de campo tem que fazer valer. [...] Acho que esse pensamento atrapalhou um pouco. Já passei por isso na base, de achar que íamos ganhar de um adversário só por ele ser menor", explicou o jogador de 23 anos.

Luizão não teve mais oportunidades de conquistar uma taça com o São Paulo, pois foi negociado com o West Ham logo na sequência.

Na Inglaterra, o zagueiro não conseguiu encontrar seu espaço e só disputou jogos nas categorias de base. Nesta temporada, foi emprestado ao Pogon Szczecin, da Polônia, e não descarta um retorno ao futebol brasileiro para ter mais minutos em campo.

Seria muito bom ter vencido esse título, até para colocar na carreira. Eu fiquei bem frustrado porque gostaria de ter um título pelo São Paulo, o clube que me formou, mas infelizmente não consegui.
Luizão

Continua após a publicidade

O Zona Mista do Hernan, apresentado pelo colunista do UOL, André Hernan, vai ao ar todas as semanas no canal do UOL Esporte no YouTube.

Siga o UOL Esporte no

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.