Mercado da Bola

Mercado da Bola

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Santos está otimista, mas não crê em renovação rápida com Neymar

O Santos está otimista pela renovação de Neymar, mas entende que essa definição não vai sair rapidamente.

O Peixe quer evoluir em questões extracampo para convencer Neymar com um projeto para 2026. O sonho do presidente Marcelo Teixeira é viabilizar a permanência até dezembro do próximo ano, visando a disputa da próxima Libertadores se o Santos estiver classificado.

Mais do que negociar cláusulas de uma renovação, o Santos precisa provar para Neymar e Neymar Pai que está crescendo como instituição. Isso passa por comprovar o planejamento de virar uma SAF no futuro e a construção de arena e novo centro de treinamento.

Neymar não quer comprar o Santos, mas Neymar Pai poderia ser o grande elo entre o clube da Vila Belmiro e o investimento do exterior, provavelmente dos sauditas. O Peixe deve estimular o debate sobre SAF no Conselho Deliberativo e fazer as adequações no estatuto se julgar necessárias.

Em meio ao "laboratório" nesse contrato até 30 de junho, o Santos teme uma proposta de um grande clube europeu. O Peixe entende que só isso poderia tirar Neymar da Baixada Santista.

Neymar pensa na permanência no Santos ao menos até a próxima Copa do Mundo, mas balançaria com uma grande oportunidade na Europa, como no Barcelona. Até agora, porém, não houve nada nesse sentido. A ida para a MLS como Messi só teria chance de ocorrer depois da Copa.

O Peixe mantém diálogo aberto com Neymar e Neymar Pai e sempre fala do sonho da renovação, mas a direção sabe que a maior chance de viabilizar o craque por mais tempo em casa é evoluir como clube.

O Santos pretende anunciar as construções de uma nova arena e de um CT para a base em breve. Outro objetivo é conseguir mais reforços importantes na janela do meio do ano. Tudo isso colaboraria para renovar com Neymar.

Aos 33 anos, Neymar está feliz no Santos e em Santos, mas quer disputar títulos, se sentir em um clube maior e melhor e também abrir essas portas para Neymar Pai agir como empresário. A família entende que o Peixe precisa ser uma SAF, mas não há pressa. O planejamento é tornar o Santos mais estruturado para que a venda ocorra no momento certo e por um valor maior.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.