Topo

Mercado da Bola

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Xavi trava saída de Raphinha do Barcelona

Raphinha ergueu a taça de campeão espanhol no último fim de semana pelo Barcelona - Josep Lago/AFP
Raphinha ergueu a taça de campeão espanhol no último fim de semana pelo Barcelona Imagem: Josep Lago/AFP

Colunista do UOL

15/05/2023 12h00

Raphinha caminha para permanecer no Barcelona na próxima temporada. Inicialmente, a diretoria do clube catalão cogitava negociar o atacante, especialmente para reduzir a folha salarial, mas Xavi entrou na jogada e pediu para abortar qualquer transferência.

Moralizado com o título espanhol, conquistado no último fim de semana, o treinador vê no brasileiro um jogador diferenciado e decisivo para o setor ofensivo. É, atrás do artilheiro Robert Lewandowski, o nome com maior peso nas participações nos gols da equipe.

Em 46 jogos oficiais desde que chegou ao Barça, ex-atacante de Avaí, Sporting, Rennes e Leeds marcou dez gols e anotou 12 assistências. Assumiu ainda o posto de titular quase absoluto do time na reta final da temporada.

Aos 26 anos, Raphinha custou 58 milhões de euros (com outros 10 milhões de euros por objetivos) aos cofres do Barcelona, com quem tem contrato até junho de 2027.