Topo

Mercado da Bola

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

PSG pretende negociar Neymar e facilitará saída; jogador também quer sair

Colunista do UOL

08/05/2023 12h00

O PSG comunicou nos últimos dias nos bastidores que pretende mesmo negociar Neymar na próxima temporada. O próprio atacante, inclusive, já tomou conhecimento da decisão do clube francês. E, desta vez, também pretende sair e respirar novos ares.

Nas últimas temporadas, mesmo com altos e baixos e algumas polêmicas, o craque brasileiro nunca fez muita questão de buscar uma transferência. Mais do que isso, ativou em meados do ano passado a cláusula de renovação automática até junho de 2027.

Apesar de terem pago 222 milhões de euros ao Barcelona por Neymar em 2017, os parisienses estão dispostos a reduzir significativamente o valor de uma eventual venda - ou um empréstimo - do camisa 10. Querem, acima de tudo, se livrar do alto salário do jogador: cerca de 50 milhões de euros por temporada, entre ordenados e comissões, segundo publicação recente da revista Forbes.

O presidente Nasser Al-Khelaïfi trabalha pesado para reformular o elenco de forma drástica para 2023/24 - Lionel Messi, por exemplo, é outro que está fora dos planos. Há ainda a forte possibilidade de uma mudança no comando técnico do time, visto que o francês Christophe Galtier está longe de ser unanimidade.

Neste momento, Neymar, de 31 anos, tem como principal mercado o futebol da Inglaterra, onde nos últimos meses foi colocado como alvo de Chelsea, Newcastle, Manchester United, entre outros.