Topo

Mercado da Bola

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como Arthur foi parar no Liverpool em dia final da janela de transferências

Arthur foi negociado pela Juventus para o Liverpool na reta final da janela de transferências - Reprodução/Liverpool
Arthur foi negociado pela Juventus para o Liverpool na reta final da janela de transferências Imagem: Reprodução/Liverpool

Colunista do UOL

02/09/2022 04h00

"O único caminho é a Inglaterra". A frase é de uma fonte consultada pelo blog a respeito de Arthur anteontem (31 de agosto), véspera da surpreendente notícia de ontem (1 de setembro) da contratação do Liverpool, que fechou com o brasileiro, ex-Juventus, por empréstimo. Trata-se de uma das movimentações mais surpreendentes da janela. Ainda não se sabia dos Reds, mas a informação do provável destino tinha também um componente financeiro.

A sinalização inglesa estava correta e se dá pelo alto salário de Arthur: poucos clubes seriam capazes de pagar. Àquela altura nem o próprio jogador sabia da possibilidade de defender o Liverpool, embora fosse seu desejo jogar na Premier League. O brasileiro e a Juventus estavam dispostos a um negócio num mercado com poucas opções. Tudo mudou, no entanto, com a lesão no tendão de Henderson, substituído na vitória por 2 a 1 sobre o Newcastle, ontem (31).

O problema médico do capitão abriu um espaço inesperado, e o Liverpool buscou uma solução rápida: Arthur. Pela noite, o empresário do jogador, Federico Pastorello, se reuniu com os ingleses e houve acordo por volta das 22h (de Brasília). Ao ser informado da situação, Arthur aceitou imediatamente.

O interesse do brasileiro em se transferir é antigo: na janela do início do ano, o Arsenal tentou a contratação e o seu nome também figurou na lista dos Gunners para agora, mas sem avanço. Everton e Fulham seriam outras possíveis alternativas na Premier League.

Concretamente o Valencia do técnico Gattuso e a Roma fizeram contato por Arthur. Sem sucesso por motivos diferentes: financeiro para os espanhóis e da preferência de Arthur em não seguir mais na Itália.

Agora, ele terá cumprido seu objetivo de buscar um recomeço na liga mais badalada do mundo em um gigante a menos de dois meses para a Copa do Mundo no Qatar.

Siga também @Marcelo_Hazan no Twitter

Siga também @Marcelo_Hazan no Instagram

Siga também @Marcelo_Hazan no TikTok

Siga também @Marcelo_Hazan no Kwai

Siga também @Marcelo_Hazan no Facebook