PUBLICIDADE
Topo

Mercado da Bola

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Liverpool e Manchester United acirram disputa por Antony

Antony tem contrato com o Ajax até junho de 2025 - Dean Mouhtaropoulos/Getty Images
Antony tem contrato com o Ajax até junho de 2025 Imagem: Dean Mouhtaropoulos/Getty Images
Bruno Andrade

Mora em Lisboa desde 2015. Começou a carreira no LANCE! e depois virou correspondente internacional da Goal.com. Atualmente, trabalha também no Maisfutebol e na CNN/TVI, ambos de Portugal - esteve antes no jornal O JOGO e Canal 11.

Com Marcelo Hazan

17/05/2022 04h00

Antony caminha para trocar o Ajax pelo futebol inglês no próximo mercado de verão europeu. O jovem atacante recebeu nas últimas semanas abordagens concretas de pelo menos três clubes da Premier League, onde tem a ambição de jogar a partir de junho: Liverpool, Manchester United e também Newcastle, que, por sua vez, atualmente corre por fora da disputa.

Ainda sem propostas oficiais em cima da mesa, o brasileiro de 22 anos, que em abril chegou a ser sondado pelo Barcelona, prefere os gigantes Liverpool e Manchester United. Os Red Devils têm a vantagem de contar agora com o treinador recém-contratado Erik ten Hag, com quem o ex-são-paulino trabalhou nas duas últimas temporadas na Holanda.

Já no caso dos Reds, o namoro é antigo. Com aval do treinador Jurgen Klopp, um acompanhamento frequente da evolução do jogador tem sido feito desde os tempos do São Paulo, especialmente em 2019, quando fez 45 jogos oficias e marcou seis gols pelo time profissional.

Antes de definir a melhor estratégia para avançar nas conversas por Antony, o Liverpool quer resolver o futuro do ídolo Mohamed Salah, que tem contrato válido apenas até junho de 2023. A renovação está indefinida neste momento.

Diante da valorização do atacante brasileiro, nome frequente nas convocações de Tite à seleção brasileira, o Ajax reconhece nos bastidores a forte possibilidade de fechar negócio nas próximas semanas. A imprensa holandesa tem dito que o clube de Amsterdã vislumbra uma negociação entre 50 e 60 milhões de euros (entre R$ 263,5 e 316 milhões).

Uma eventual venda de Antony para o futebol da Inglaterra já tem feito o São Paulo esfregar as mãos à espera de encher os cofres. No começo de 2020, o Tricolor assegurou 20% de mais-valia de uma futura transferência a partir de 16 milhões de euros — por exemplo, em uma hipotética negociação por 50 milhões de euros, o clube do Morumbi teria direito a 20% de 34 milhões de euros (lucro entre as duas transferências).