Topo

Mercado da Bola

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Flamengo tem primeiro encontro em Portugal por português Paulo Sousa

Paulo Sousa tem contrato com a seleção da Polônia até março de 2022 - Foto Olimpik/NurPhoto via Getty Images
Paulo Sousa tem contrato com a seleção da Polônia até março de 2022 Imagem: Foto Olimpik/NurPhoto via Getty Images

Colunista do UOL

19/12/2021 17h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Flamengo já fez neste domingo (19) à tarde a primeira reunião presencial em Portugal para tratar da escolha do futuro treinador, sendo Paulo Sousa o primeiro alvo de discussão. Na conversa, o vice-presidente de futebol Marcos Braz e o diretor executivo Bruno Spindel confirmaram as boas impressões em relação ao português.

Com DNA ofensivo e longa experiência no futebol italiano, onde treinou a Fiorentina e foi jogador de Juventus, Inter de Milão e Parma, Sousa tem contrato com a seleção da Polônia até março de 2022, quando vai encarar o primeiro play-off de classificação à Copa do Mundo do Qatar contra a Rússia - se vencer, enfrenta depois Suécia ou República Tcheca.

Ainda no Brasil, quando buscou as primeiras informações, a diretoria rubro-negra soube que Paulo Sousa, de 51 anos, vê com bons olhos o desafio de trabalhar no Brasil, tendo então a possibilidade de brigar por grandes títulos (nacionais e internacionais). Tudo dependeria, claro, de uma interessante e vantajosa proposta.

Depois de um longo bate-papo com Sousa, os dirigentes flamenguistas tiveram ainda um encontro com o empresário e advogado Bruno Macedo, que é o intermediário de Jorge Jesus e também Carlos Carvalhal. A relação do trio é muito próxima.

Entre segunda e quarta-feira, Braz e Spindel têm outras reuniões pré-agendadas em solo português: especialmente com Jorge Jesus e, depois, Carlos Carvalhal e Rui Vitória - há também a chance de conversas com Paulo Fonseca e Rui Faria, segundo publicou o blog do Julio Gomes. Os três últimos nomes estão livres no mercado da bola neste momento.

Vinculado ao Benfica até junho de 2022, Jesus é o grande sonho do Flamengo - o interesse é público e foi confirmado várias vezes nos últimos dias pela própria cúpula do clube carioca. Ligado ao Braga, também até junho de 2022, Carvalhal é uma opção que continua em cima da mesa, mas, que, cada vez mais, perde força nos bastidores.

Ernesto Valverde foi oferecido

Apesar da preferência por um nome português, o Flamengo também trabalha com outras opções na Europa. O espanhol Ernesto Valverde, ex-Barcelona, foi oferecido. Uma viagem da cúpula rubro-negra à Espanha não está descartada.