Topo

Marília Ruiz

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

O surpreendente otimismo com Vítor Pereira e vocês da imprensa

O técnico Vítor Pereira durante coletiva de apresentação no Corinthians - Reprodução/Corinthians TV
O técnico Vítor Pereira durante coletiva de apresentação no Corinthians Imagem: Reprodução/Corinthians TV

04/03/2022 17h58

Recém-chegado ao Brasil, Vítor Pereira fez seu début em frente da imprensa malvadona nesta sexta-feira. Em pouco mais de 1 hora de perguntas e respostas, pode-se dizer que "ganhou" seu primeiro jogo. Basta procurar a repercussão da coletiva entre os coleguinhas e entre a "Cyber Fiel": um hit!

Há 10 dias nós nos formamos especialistas em VP. Fomos atrás do currículo, de vídeos de seus times, das entrevistas já dadas, dos sucessos e fracassos colecionados. Depois de três semanas sem técnico, o Corinthians contratou um técnico que nunca tínhamos visto, mas sempre havíamos amado (só que com delay).

A quantidade de elogios de torcedores e de antis causa realmente surpresa. Poucas vezes a contratação de um técnico foi tão bem recebida por todos como essa. A ponto de o meu amigo Eduardo Tironi repetir muitas vezes nesta semana lá no nosso #G4bandsports: "por que então nunca nenhum clube havia contratado esse treinador?"

Por quê?

Um dos porquês foi apresentado pelo próprio VP em sua coletiva de apresentação e pré-clássico (é ou não é a cara dos nossos dirigentes?): ele chegou a ser procurado, mas nunca quis assumir um clube no Brasil.

Os outros? São Muitos. Inclusive porque, sim, Vítor Pereira parece ser um cara que desembarca com muito conteúdo (muito), currículo (variado) e vontade de dar certo (claramente um cara visceral), MAS Vítor Pereira não é Pep Guardiola. Ele é bom ele mesmo.

Ao Corinthians e a ele servirá que ele seja a melhor versão Vítor Pereira feat. Corinthians/Fiel possível.

Posse de bola, jogo equilibrado, vigor físico, sistema defensivo alerta e potente, modelos fluidos para atacar e defender, elementos de jogo posicional, revelação de jogadores, escalação dos 5 reforços contratados no ano passado e... resultado.

O futebol segue sendo um esporte em que a técnica e a tática são profissionalmente empregadas para fazer com que seu time faça mais gols do que o adversário. Juro.

PS: A xenofobia, tão discutida ultimamente no futebol brasileiro, esteve realmente sumida hoje. Acho mais que vale destacar: mais do que curioso.