Topo

Marília Ruiz

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Marília Ruiz: O efeito Ronaldo SAF em 'vocês da imprensa'

21/12/2021 10h23

Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados. A frase de Millôr Fernandes não é apenas para "bios" de redes sociais. É uma atitude. É o nosso "Juramento de Hipócrates".

Duvidar, apurar, ouvir todos os lados, checar, (re)checar...

O anúncio que Ronaldo comprara o Cruzeiro por 400 milhões de reais, dada pela primeira vez por essa colunista (não é fácil para uns e outros darem o crédito), gerou reações de empolgação da torcida e de descrédito de muitos jornalistas.

Mas o "Cruzeiro vale mais", mas "Ronaldo apoiou esse ou aquele lado da força", mas "como pode dar certo com Andrés Sanchez", mas "o time dele na Espanha caiu"...

Não sou ombudsman nem chefe de ninguém: duvidar faz parte (muito importante), mas apurar, perguntar e contar as várias versões também.

Ronaldo estudava a compra há mais de seis meses.

As negociações correram paralelamente à frustrante Série B e o lobby no Congresso de muitos times para que a lei da SAF fosse aprovada em agosto passado.

A participação da XP como "intermediadora", uma facilitadora de identificação de potenciais investidores, faz parte de um plano maior da empresa para "entrar" como acionista das SAF instituídas.

Esse plano já foi debatido com muitos clubes e está sendo acompanhada de perto pela empresa que assinou uma carta de intenções com a "Liga" de clubes (Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Red Bull Bragantino, Flamengo, Vasco, Botafogo, Grêmio, Internacional, Atlético, Cruzeiro, Bahia, Ceará, Fortaleza, Cuiabá, Atlético-GO e Chapecoense).

O projeto da XP participar da "revolução" (as aspas não são minhas) achando investidores, sendo sócio do processo, para depois poder fazer um IPO do seu "negócio futebol".

Ronaldo comprou 90% das cotas da SAF do Cruzeiro por 400 milhões. Não depositou esse dinheiro. Primeiro tratar-se-á da burocracia. Na sequência, o foco será a dívida de curtíssimo prazo para que o clube não fique insolvente: entrarão aqui os R$ 22 milhões para sanar as travas na FIFA para contratação de jogadores (transfer ban).

Andrés Sanchez está sim cotado para ser uma espécie de "vice de futebol" do novo Cruzeiro: sim, pela amizade com Ronaldo, sim, pelo trânsito que tem no futebol. Paulo André, ex-atleta e que trabalha no time de Ronaldo na Espanha, também é cotado para a vaga. Há uma possibilidade de ambos dividirem funções diferentes no clube.

Alexandre Mattos também pode voltar à Toca da Raposa, que agora também é de Ronaldo.

Essas são apurações.

Juízos de valor e opiniões também serão encontrados neste blog. Mas, neste momento, tratemos das notícias e das propostas colocadas à mesa.