PUBLICIDADE
Topo

Marília Ruiz

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Marília Ruiz: Fase emergencial 'flexibilizada" anima FPF

Fase emergencial em SP deve ter mudanças - Visionhaus/Getty Images
Fase emergencial em SP deve ter mudanças Imagem: Visionhaus/Getty Images
Marília Ruiz

Tenho 20 anos de jornalismo esportivo: 5 Copas do Mundo, 4 Olimpíadas, muitos Brasileiros, alguns Mundiais e várias Copinhas. Neste blog seguirei fazendo isso: escrevendo sobre futebol. Sem frescura. Sem mimimi. Para versões oficiais dos clubes e atletas, recomendo procurar as assessorias de imprensa.

08/04/2021 15h10

A Federação Paulista de Futebol está otimista com o retorno do Paulista na semana que vem.

Depois de três semanas de negociações mal-sucedidas para driblar as restrições do governador João Dória, que paralisaram o Estadual no dia 16 de março, uma última reunião com representantes do Ministério Público de SP aparou as últimas arestas para que o futebol da Série A1 possa voltar no dia 12 de abril.

Mas se a data é a mesma prevista antes pelo governador, que estendeu a fase emergencial até o dia 11, qual é o motivo do otimismo dos cartolas? Hoje mesmo, inclusive, o vice-governador do Estado declarou: 'Não temos expectativa concreta de abertura", disse Rodrigo Garcia. Por que, então, a FPF está segura que o Paulista será retomado?

Porque a entidade foi avisada que são grandes as chances de prorrogação da Fase Emergencial do Plano SP, que dita as regras das restrições durante a pandemia do novo coronavírus, mas com mudanças. A nova emergencial, que deve se estender até o dia 25/4, vai flexibilizar algumas poucas regras - e uma delas é a disputa do Campeonato Paulista de 2021.

Com mais testes, com "bolha"(entre aspas mesmo), com limitações de acesso em CTs e estádios, com horários que "respeitem"(também entre aspas) o "toque de recolher", com engajamento dos clubes em campanhas para que o torcedor fique em casa e redobre os cuidados para não se contaminar e não contaminar ninguém; o futebol vai voltar com cara de maratona de série de streaming: jogos todos os dias; e intervalos de 48 horas entre algumas partidas do mesmo time para "pagar" os 47 jogos que ficaram atrasados neste período de paralisação.

Assim que o anúncio de João Dória for feito, a nova tabela do Paulista será publicada. Em caso de "final feliz" (governador convencido do acordo entre Ministério Público e FP), estará mantida a final do Estadual para o dia 23 de maio, conforme tem sido repetido pelos cartolas em uníssono.