Topo

Marília Ruiz

MP e Sindicatos condicionam volta a treinos à liberação oficial do governo

11/06/2020 13h08

Acabou sem acordo assinado a reunião entre representantes do Sindibol (Sindicato das Associações de Futebol de SP), do Sindicato dos Atletas de SP, do Sindicato dos Treinadores de SP, do Sindicato dos Árbitros de Futebol de SP, do Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público do Estado de São Paulo, do Governo do Estado de SP, e da FPF para criar uma mediação pré-judicial para retomada gradual da atividade dos clubes.

Isso porque, apesar de estarem em acordo, ficou definido que o acordo (já encaminhado) só será assinado com a liberação oficial das autoridades sanitárias do Estado de São Paulo. O MP e os sindicatos não aceitaram a decisão de ontem de o governador delegar para as prefeituras o estudo estudarem (e, eventualmente, a liberação) dos protocolos de retomada dos treinos.

"Segundo o secretário Aildo Ferreira (Secretário de Esportes de SP), já há uma concordância verbal. Mas vamos aguardar a liberação oficial do Estado para retomar as atividades. Por enquanto, os clubes podem iniciar os testes", disse ao blog, Rinaldo Martorelli, presidente do Sindicato dos Atletas.

Espera-se que a tal liberação saia até a próxima terça-feira, 16, para quando foi marcada uma nova reunião do grupo.

A verdade é que, no momento de aumento de flexibilização da quarentena e de aumento de casos no Estado, sem a segurança da liberação do Estado (em quem a culpa pode recair, claro), os dirigentes, que querem a volta do futebol, buscam um escudo.