Topo

Marília Ruiz

Anúncio de 'quarentena inteligente' causa preocupação em dirigentes

27/05/2020 13h32

O anúncio da chama "Retomada Consciente", anunciada nesta quarta-feira pelo Governador João Dória (PSDB-SP), oficializou algo que os clubes já sabiam e que este BLOG já havia adiantado: não estão no topo das atividades que serão, aos poucos, restabelecidas a partir da próxima segunda-feira, porque não estão na lista das essenciais.

Entretanto, com base no otimismo de que as fases de flexibilização da quarentena serão bem sucedidas e mantidas sem atrasos, a FPF e os clubes pretendem marcar para a próxima semana um Conselho Técnico para fechar um calendário de atividades tendo em vista o encerramento em campo do Campeonato Paulista de 2020.

O fato de muitos clubes terem perdido muitos jogadores é uma preocupação para que o Estadual possa ter suas últimas seis rodadas disputadas. Nos bastidores há também o temor que o calendário de torneios mais importantes engula as datas do Paulista (que deve ser um dos últimos do país a ser recomeçado).

O futebol e as atividades esportivas coletivas em geral estão na última fase ("normal controlado") da "retomada consciente" de SP, com previsão otimista para o final de julho. Isso ainda se tudo der certo daqui para frente.

Mas, nas palavras do próprio governador, enquanto não houver uma vacina para a Covid-19, regras rígidas de higiene, distanciamento e algumas limitações serão mantidas.