Topo

Marília Ruiz

ONU publica estudo sobre os impactos da Covid-19 no esporte

19/05/2020 09h47

A ONU não está alheia aos impactos da Covid-19 no esporte.

Um relatório da UNDESA (Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da Organização das Nações Unidas) a que o Blog teve acesso aponta que a indústria do esporte, que movimenta 756 bilhões de dólares por ano, foi profundamente impactada pela pandemia e consequentes restrições e cancelamentos. E a preocupação da ONU está, claro, em como esse impacto vai se refletir socialmente.

Estudo da ONU sobre o impacto da pandemia no esporte - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Além do esporte profissional, o braço da ONU que assina o relatório "The impact of Covid-19 on sport, physical activity and well-being ans its effects on social development", aponta preocupação com a retomada do esporte - principalmente no menos milionário. Ao mesmo tempo que registra o anúncio de ajudas da Fifa e de outras grandes federações internacionais para o combate da crise econômica (e destaca a parceria da Fifa com a Organização Mundial da Saúde), a UNDESA reforça que novas medidas de segurança para atletas, público e outros funcionários deverão ser adotadas a medida "que o mundo começa a se recuperar da Covid-19".

"Para encarar uma recessão econômica global, serão também necessárias medidas de apoio das organizações esportivas - principalmente no que diz respeito no esporte de base", conclui o estudo.

Infelizmente para o esporte e para os observadores da ONU, temos poucas notícias boas para dar. Quem aí ouviu falar em ajuda financeira importantes (e não meramente midiática) de confederações, federações e afins para o esporte de base, para o esporte feminino, para os clubes mais afetados pela pandemia?

Pois é...