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Marília Ruiz

Covid-19 impacta até redes sociais dos clubes

Marília Ruiz

06/05/2020 21h21

A bola parou, e os clubes começaram a perder: vale para dinheiro vivo (rendas, patrocínios, direitos de TV), vale para o valor associado às suas redes sociais.

Em meio à pandemia do coronavírus no último mês, o crescimento do volume de alcance das redes sociais dos clubes da Série A foi reduzido em comparação com a série histórica. Segundo José Volagrossi, diretor executivo do IBOPE Repucom que fez o levantamento, ainda é possível se comemorar o resultado. "Mesmo em meio a uma situação de crise sem precedentes, 85% dos clubes da Série A seguem expandindo o volume e alcance de suas bases digitais. Ainda que com um avanço menor, este persistente movimento de crescimento reforça a importância das plataformas sociais como instrumento de comunicação com sócios, promoção dos patrocinadores e, sobretudo, relacionamento com fãs ", disse o executivo.

Flamengo, Santos, Ceará, São Paulo e Internacional foram os cinco clubes que mais cresceram suas bases de seguidores no mês passado - juntos representam 70% do total de novas inscrições nas contas oficiais dos 50 maiores clubes, segundo avaliação do IBOPE Repucom.

O Flamengo segue liderando o ganho de novos inscritos - somou 180 mil novos inscritos em todas as redes sociais. O Santos obteve o segundo maior crescimento do mês: 34 mil novos inscritos. O Ceará "venceu o clássico" estadual e, com terceiro maior número de inscritos em abril, tomou do Fortaleza a 18ª posição entre os 50 clubes monitorados. São Paulo e Internacional fecham os cinco clubes com melhores desempenhos digitais em abril.