Topo

Marília Ruiz

Exclusivo: FPF convoca nova reunião e programa retomada do futebol em SP

29/04/2020 13h13

Na próxima segunda-feira, 4 de maio, em um novo conselho técnico com clubes da Primeira Divisão que será convocado pela FPF, o presidente da entidade vai apresentar um plano de retomada da "atividade" dos clubes depois de mais de 45 dias de quarentena desde que a bola parou de rolar no dia 16 de março.

Amparado pelo desejo (leia-se urgente necessidade financeira) dos clubes de retomar o Estadual e por uma portaria do Ministério da Saúde que deverá ser editada até o final desta semana (pedido do presidente Jair Bolsonaro), Reinaldo Carneiro Bastos avançou na negociação com os médicos e dirigentes dos clubes para fechar o protocolo sanitário necessário para que as portas dos clubes possam ser reabertas e as últimas seis rodadas do Paulista-20 possam ser jogadas. "Não vamos fazer nada sem pensar primeiramente na saúde e na segurança de todos", repetiu várias vezes o presidente da FPF em entrevista exclusiva ao BLOG nesta quarta-feira, 29.

O plano inclui testes em elencos/comissões técnicas e funcionários bancados pelos clubes a partir da semana que vem, inclui que depois de testados e liberados esses profissionais deverão ficar isolados para retomar os treinos físicos e técnicos, inclui testes em arbitragem (que também ficarão em confinamento compulsório até o final do Estadual), inclui o fim das obras das salas de VAR na sede da federação (o árbitro de vídeo será usado nos mata-matas), e inclui uma série de questões jurídicas que poderão aparecer tão logo a bola volte a rolar. Não há data, mas a ideia otimista é que possa ser já em maio.

"Todos terão também que saber que teremos de nos adaptar, que uma pré-temporada longa não será possível. Que é lógico que não teremos público. Os comportamentos de todos estarão diferentes, não é só a qualidade técnica dos jogos que sabemos pode ser afetada pela paralisação. Mas o futebol vai ser apresentado como uma saída de entretenimento, de alento para quem está em confinamento. O protocolo do Dr. Moisés Cohen fala em não ter abraços em comemoração, porque o futebol tem que dar exemplo. Todos estamos nos acostumando com uma nova realidade. Mas não vamos mudar a regra. É uma orientação. São várias coisas contempladas no protocolo. Teremos, por exemplo, que restringir pessoas no campo, delegados de partida, seguranças e gandulas. Todos vamos fazer a nossa parte para o Paulista acabar dentro de campo", afirmou Bastos, que reforçou:

"Vamos testar, vamos nos resguardar, a segurança de todos os envolvidos é o mais importante. E só vamos voltar a jogar quando o governador do Estado, João Dória, liberar."

É importante lembrar que, apesar do ânimo dado pela notícia que o Ministério da Saúde vai liberar uma portaria sobre a volta da atividade dos clubes ainda nesta semana, por decisão do Supremo Tribunal Federal cabe a Estados e Municípios a decisão sobre as medidas de reabertura/flexibilização durante a pandemia do coronavírus.

Por isso, inclusive, apesar da articulação da CBF com o Governo federal, a Federação Paulista trata paralelamente com o Governo de SP e vai apresentar para o coordenador do Grupo de Combate ao Covid-19, David Uip, o plano do futebol retomar as atividades. A ideia é mostrar que a volta seria escalonada (testes nas casas dos atletas, treinos em pequenos grupos, confinamento de atletas e depois a remarcação dos jogos). "Não trabalhamos com data alguma. Queremos poder mostrar que podemos ao pouco voltar. Os clubes precisam, e o futebol pode ser uma ótima alternativa para manter as pessoas em casa", afirmou Bastos.

Hoje o governador João Dória disse em coletiva que, mantida a taxa de isolamento em 48%, é impossível qualquer flexibilização. "Nada será feito no Estado de SP, mesmo em situações regionais e pontuais, sem a prévia autorização da Saúde."