Topo

Marília Ruiz

Alexandre Mattos: 'Futebol, se e quando voltar, terá que aceitar o risco'

23/04/2020 13h49

A pandemia interrompeu muita coisa. Inclusive os planos superlativos do Galo com a dupla sensação Alexandre Mattos e Sampaoli contratados em março (dias antes da paralisação dos torneios).

Em home office, Mattos contou que conversa diariamente com o técnico argentino, que sim há ideia de reformular e reforçar o elenco, mas que talvez alguns sonhos precisem ser adiados.

"A desvalorização da moeda dificulta qualquer negociação de jogadores que venham do exterior. Se já era um sonho difícil a volta do Roger Guedes, agora é dificílimo. Temos que entender que pandemia, que é uma coisa completamente atípica, vai adiar algumas coisas que já estariam em curso agora", disse o diretor-executivo de futebol do Atlético-MG em entrevista exclusiva ao BLOG.

Trabalho "em espera", Mattos confirmou os cortes de 25% dos salários do elenco e da comissão técnica do clube enquanto durar a quarentena do futebol imposta pelo coronavírus. Realista e na cadeira de um profissional remunerado do futebol, Mattos torce pela volta breve dos torneios, mas sabe que as decisões não podem ser apressadas nem pautadas pelo anseio dos dirigentes eleitos não sempre pautado no, digamos, razoável.

E por razoável entenda-se uma equação de fatores que terá de incluir o risco inerente ao fato de ser o futebol um esporte de contato, de ser o futebol uma atividade econômica que envolve uma quantidade enorme de profissionais de várias áreas (e várias classes sociais), de o futebol implicar em viagens e deslocamentos de equipes em aviões/ônibus, entre outras coisas.

"Temos acompanhado os protocolos e os estudos. Mas ainda são coisas embrionárias que têm sido estudadas. Quando e se o futebol voltar, todo mundo vai precisar saber que existe o risco e já será preciso discutir antes o que será feito caso apareça um caso de jogador testando positivo. E não adianta pensar o contrário. Todas as atividades que voltarem passarão por isso. Não tem como ser diferente", disse Mattos.

*A íntegra da longa entrevista com o diretor-executivo do Atlético-MG será postada aqui em breve