Topo

Marília Ruiz

Tóquio-2020: patrocinadores esperarão até maio por definição

Homem com máscara de proteção passa pelo logo da Olimpíada de Tóquio - ISSEI KATO
Homem com máscara de proteção passa pelo logo da Olimpíada de Tóquio Imagem: ISSEI KATO

16/03/2020 12h38

Três dos 14 patrocinadores globais da COI confirmaram ao blog que trabalham com o mês de maio como limite para a definição de manutenção ou adiamento dos Jogos de Tóquio, marcados para começar em 24 de julho!

A informação não foi formalizada pelos organizadores da Olimpíada, mas ficou acertada de forma informal em telefonemas e contatos que têm sido diários.

A data de maio é considerada limite para que pré-olímpicos (para determinação de índices) e eventos (administrativos, de patrocinadores e da organização) que antecedem o início dos jogos sejam viáveis. A data é considerada limite também para que seja possível determinar e autorizar se (e quais) atletas poderão viajar, se os vistos dos jornalistas credenciados serão mantidos integralmente (há hipótese de se cortar credenciais para limitar as concentrações de pessoas), qual serão as medidas sanitárias adotadas para autorizar torcida nas arenas.

Depois do cancelamento do tour da tocha olímpica na semana passada, dois patrocinadores questionaram a cúpula da do COI a acelerar uma decisão. As perdas serão enormes, mas podem ser ainda mais graves caso a decisão demore demais para acontecer.

É importante frisar que, em meio a todas as movimentações de bastidores e negociações, os organizadores das Olimpíadas de Tóquio insistem que a epidemia de coronavírus não cancelará os Jogos de Verão. Não é exatamente o que pensam alguns dos patrocinadores.

A ver...