Topo

Marília Ruiz

2020 e contando... Machismo e misoginia explícitos no Futebol

12/03/2020 10h32

Antes da avalanche de mensagens alegando mimimi ou blablabá de feminista, vou lembrá-los que estamos em 2020 e que a notícia que se segue é ATUAL.

A Federação de Futebol dos EUA, que foi acionada pelas jogadoras após a Copa do Mundo do ano passado, argumentou em sua defesa que os homens "são pagos de forma diferente, porque o jogo dos homens exige um maior grau de habilidade, apresenta um nível mais alto de competição e que a hostilidade dos torcedores pelo time masculino pode

SOCORRO!!! Releia o parágrafo acima e tente não ficar nauseado!

"Parece que foi feito por um homem das cavernas. Literalmente, todo mundo entende que um argumento de que os jogadores do sexo masculino 'têm mais responsabilidade' é apenas um sexismo simples e ilustra a própria discriminação de gênero que nos levou a iniciar essa ação judicial", disse Molly Levinson Molly Levinson, porta-voz do time feminino dos EUA.

O julgamento do processo está marcado para começar em 5 de maio, mas já tem movimentado os bastidores.

Um dos maiores parceiros da Federação dos EUA se manifestou oficialmente sobre os argumentos bizarros apresentados pela entidade na justiça para explicar a diferença de remuneração entre os atletas homens e mulheres. A Coca Cola pediu uma reunião urgente e esclarecimentos. Ainda não foi atendida. A empresa, que tem acordo com a federação americana desde 2015, reafirmou em nota que é "firme em seu compromisso com a igualdade de gênero, a justiça e o empoderamento das mulheres nos Estados Unidos e em todo o mundo, e esperamos o mesmo de nossos parceiros".

Relembrando que estamos em 2020 e na semana do Dia Internacional da Mulher...