Por sinalizadores, Inter pode ser multado e até perder mando de campo
O Internacional deverá ser denunciado pela Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pelos incidentes envolvendo seus torcedores no Gre-Nal deste sábado (22), realizado no Couto Pereira, pela 11ª rodada do Brasileirão.
Na ocasião, torcedores do Colorado, localizados no setor visitante do estádio, acenderam sinalizadores durante a partida. Além disso, os artefatos foram arremessados em uma área próxima de onde os jogadores reservas do Grêmio aqueciam. O incidente foi relatado na súmula da partida pelo árbitro Ramon Abatti Abel (FIFA-SC).
"Relato que paralisei o jogo aos 21 minutos do segundo tempo devido à torcida do Sport Club Internacional acender e arremessar sinalizadores em direção aos atletas suplentes que se encontravam na zona de aquecimento, não atingindo os referidos suplentes da equipe do Grêmio Football Porto Alegrense. A partida ficou paralisada por 1:40 minutos por questões de segurança. Informo ainda que o delegado da partida foi informado de tal fato e que o mesmo pediu ao serviço de som do estádio para que os sinalizadores fossem apagados", relatou o juiz.
Segundo especialistas, o Inter deve ser denunciado e corre risco de ser punido com multa e até mesmo perda de um a dez mandos de campo.
"No caso em questão, o Internacional poderá ser julgado pelo artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), inciso III, ou seja, deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir lançamentos de objetos no campo. A pena será de multa de 100 a 100 mil reais, mas caso os auditores entendam que o lançamento do objeto foi de elevada gravidade, o Colorado poderá ser punido com perda de mando de campo de uma a dez partidas", afirma o advogado desportivo Matheus Laupman.
Carlos Henrique Ramos, advogado especialista em direito desportivo e colunista do Lei em Campo, lembra que o Regulamento Geral de Competições (RGC) da CBF proíbe o uso de sinalizadores nos estádios, considerados como contrários à disciplina esportiva (art. 21).
"Nesse sentido, o Internacional poderia ser denunciado com base nos artigos 191, III (deixar de cumprir regulamento geral de competição) e 213 (deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens e o lançamento de objetos no campo) do CBJD, ambos puníveis com multa, podendo o clube se isentar de punição caso identifique os responsáveis e os apresente à autoridade policial para lavratura de boletim de ocorrência. Note-se que, em última análise, o Grêmio também poderia ser denunciado, pois, na condição de mandante, é responsável pela segurança do evento e não deveria ter permitido a entrada dos artefatos no estádio", explica.
Os sinalizadores apareceram após o Inter marcar o gol que garantiu a vitória no Gre-Nal 442. O jogo chegou a ficar paralisado por 1 minuto e 40 segundos por questões de segurança.
Com a vitória, o Inter chegou aos 17 pontos, terminando a rodada na 7ª posição. Já o Grêmio segue no Z4, com apenas 6 pontos e ocupando a 19ª colocação.
O Internacional confirmou que a partida contra o Juventude, válida pelas oitavas da Copa do Brasil, será disputada no Beira-Rio. O confronto está marcado para o dia 10 de julho, às 19h (de Brasília). A partida marca o retorno do Colorado à sua casa após mais de dois meses, desde que o estádio foi atingido pela enchente em Porto Alegre.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo - Inscreva-se!
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.