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O mercado de apostas esportivas em debate em São Paulo

Gabriel Coccetrone

11/08/2022 20h23

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Um dos temas mais discutidos nos diais atuais, o mercado de apostas esportivas estará em pauta na Brasil Futebol Expo 2022 (BFExpo).O encontro, organizado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), vai acontecer entre 4 e 8 de setembro, em São Paulo.

O 'Brasil Sports Betting Summit', congresso realizado pela BFExpo em parceria com a SBC (Sports Betting Community), uma das maiores empresas produtoras de conteúdo sobre o tema no mundo, terá dois dias de debates sobre o processo de regulamentação das apostas esportivas e a expansão deste mercado no país. Especialistas brasileiros e do exterior participarão do evento para falar sobre o tema.

"O mercado de apostas esportivas no Brasil está prestes a dar um grande passo após anos de um progresso lento. A SBC tem presença na América Latina há vários anos com seu site de notícias SBCNoticias.com e o evento SBC Summit Latinoamerica em novembro, mas a abertura do mercado no Brasil proporciona uma oportunidade ainda maior. Estamos nos unindo à BFExpo neste evento para criar o ambiente certo para os profissionais do setor descobrirem o que país espera deles", afirma Rasmus Sojmark, CEO e fundador da SBC.

Sobre o assunto, um dos debates vai ser sobre a questão da regulamentação, no painel "Regulamentação das Apostas Esportivas com foco na América Latina". Participarão da mesa: Ludovico Calvi, consultor executivo sênior do mercado de apostas esportivas e membro da Global Lottery Monitoring System Executive Committee; Magnho Jose, jornalista especializado em loterias e apostas, editor do site BNLData e presidente do Instituto Brasileiro Jogo Legal - IJL; e Rafael Rodrigo Bruno e Carlos Goncalves Junior, sócios do escritório de advocacia GBSA.

"Falaremos sobre todo o ciclo de vida das apostas desde o seu início até a dinâmica de uma operação transparente, e o forte compromisso com a integridade, o jogo responsável e a responsabilidade social. O objetivo é fornecer ao público todas as informações e contribuições estratégicas baseadas nas melhores práticas globais no que diz respeito à gestão de uma organização de apostas esportivas recém-estabelecida", explica Ludovico Calvi, que possui mais de 30 anos de experiência no mercado.

"O momento é de reflexão sobre o modelo das apostas esportivas no Brasil. É preciso encontrar uma forma eficiente de se internalizar esse mercado ao contexto econômico nacional", acrescenta Rafael Bruno, sócio do GBSA.

O evento também debaterá o tema "Mercado de Apostas Esportivas no Brasil - Oportunidades e desafios para clubes de futebol e operadores". Estarão à frente das discussões Martin Lycka, vice-presidente sênior responsável pelos assuntos regulatórios americanos da Entain e membro do Conselho de Administração da American Gaming Association e do Conselho Nacional de Problemas de Jogo; representantes da empresa Estrela Bet, plataforma de apostas esportivas; Alberto Simão, diretor executivo do futebol feminino do Palmeiras; Jorge Avancini, vice-presidente de marketing do Internacional (RS); Rafael Soares, diretor de marketing do Santos; e Rodrigo Ganem, diretor comercial do Botafogo (RJ).

O mercado de apostas esportivas está em franca ascensão no futebol brasileiro. Atualmente, 18 clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro possuem algum tipo de patrocínio de empresas desse segmento. Já na Série B, 13 têm parceria comercial deste tipo.

Alvo de grandes debates pelo potencial de geração de receitas, as apostas esportivas estão legalizadas no Brasil desde 2018, por meio da lei federal 13.756. Ainda falta a regulamentação por parte do governo federal, e o prazo para que isso seja feito expira em dezembro de 2022. Por conta da legislação em vigor, as empresas estão autorizadas a operar no País, porém, por não ser uma atividade regulamentada, todas estão sediadas no exterior.

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