Topo

Lei em Campo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Fifa promete investir em compliance, um caminho necessário para o esporte

Gabriel Coccetrone

08/08/2022 09h42

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com o término gradual das restrições da pandemia de Covid-19 pelo mundo, a FIFA anunciou que vai realizar a 4ª edição do 'FIFA Compliance Summit' de maneira presencial em San José, Costa Rica, nos dias 26 e 27 de setembro de 2022. O evento, que discutirá governança e práticas de boa gestão em entidades esportivas, reunirá diversos especialistas, incluindo profissionais de associações e confederações membros da entidade.

"Em boa hora esta iniciativa da FIFA que está no topo da política piramidal do futebol. O esporte, como entretenimento, é um negócio que possui alguns pilares. Não existe mais o futebol sem governança e compliance, por exemplo. O profissionalismo é um caminho sem volta", ressalta André Galdeano, advogado especializado em direito desportivo e colunista do Lei em Campo.

"Esta já é uma realidade do mundo corporativo que o esporte está começando a abraçar. Investir em integridade é assumir compromisso moral com boas práticas e estar em conformidade com regras e leis. Dessa forma, protege a instituição e também aumenta a capacidade de atrair investidores. Dentro de uma cadeia associativa, como a do futebol, o exemplo vindo de cima costuma ser replicado, o que indica uma transformação importante na cultura da gestão do esporte", avalia Andrei Kampff, advogado especialista em direito desportivo, jornalista e autor dessa coluna.

A entidade máxima do futebol deseja que um delegado de cada associação membro participe do evento, sendo esse o responsável por tratar das questões de compliance e governança em sua associação.

A FIFA transmitirá os painéis do evento ao vivo para o público por meio de seu site oficial. Haverá também sessões personalizadas sobre temas como a promoção de uma cultura de expressão, proteção de dados e discar no pensamento de conformidade.

Em 2020, por conta da pandemia, a FIFA realizou o 'Compliance Summit' de maneira totalmente virtual. Na ocasião, mais de 380 participantes de todo o mundo participaram do encontro, que divulgou o primeiro Manual de Conformidade da FIFA (FIFA Compliance Handbook).

Esse guia trata das boas práticas e tem o objetivo de oferecer para as confederações e associações membros uma ferramenta prática, interativa e utilizável para ajudar no desenvolvimento de programas de compliance que atendem às necessidades organizacionais individuais.

"A Fifa já tem uma política de direitos humanos. A sigla do momento no mercado é ESG, que é compromisso social, com governança e meio ambiente, que o esporte também irá abraçar. Além de criar políticas de integridade para tornar esses compromissos efetivos, é preciso divulgar a importância delas, Um encontro como esse serve para vencer a desesperança", diz Andrei.

Segundo a FIFA, o encontro deste ano levará os participantes "além das melhores práticas estabelecidas no primeiro Manual de Conformidade, buscando que eles explorem como os programas de conformidade modernos podem ser expandidos para abraçar não apenas políticas, mas também uma mentalidade e cultura compartilhadas".

Nos siga nas redes sociais:@leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!