Topo

Lei em Campo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Uma derrota no Tribunal ajudou corredoras a chegarem às Olimpíadas de Seul

26/04/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Andrei Kampff

No esporte, nem sempre é preciso vencer para chegar na frente. No mundo jurídico esportivo, têm derrotas que se apresentam como grandes vitórias logo ali. Um caso aconteceu no atletismo no início dos anos 80 e acabou sendo um marco no combate à discriminação de gênero no esporte.

Em 1983, dezenas de corredoras de vários países decidiram processar o Comitê Olímpico Internacional. O motivo: nas Olimpíadas de Los Angeles de 1984 só haveria prova dos 5000 e 10000 na categoria masculina. As atletas usaram cartas internacionais de direitos humanos para alegar discriminação de gênero por parte do COI. O movimento ganhou força entre a comunidade esportiva.

O Comitê usou da badalada autonomia das entidades esportivas em relação à organização do esporte para dizer que era o único responsável pelos Jogos e que em nenhum momento houve discriminação às mulheres e que "participar dos Jogos seria um privilégio e não um direito".

A decisão - pra quem quiser ver aqui Court Of Appel, North Circuit Martin v. International Olympic Comittee, 21 de julho de 1984 - não foi favorável aos atletas. A Corte Superior de Los Angeles aceitou os argumentos do COI e as mulheres acabaram ficando de fora das provas em 1984. Mas.....

Logo na Olimpíada seguinte, Seul 1988, o COI incluiu as mulheres nas provas de 5000 e 10000 metros do calendário olímpico. O Comitê cedeu à pressão do movimento organizado de atletas, comunidade, patrocinadores e comunidade esportiva.

Ou seja, o Comitê diante de irritações - a do processo estatal foi apenas mais uma - decidiu mudar, abraçando a proteção de direitos humanos. Este é só mais um exemplo.

Nas últimas décadas são vários as irritações que vêm provocando transformações no ambiente esportivo, que entende que regulamentos internos podem ser vistos como discriminatórios.

O COI desenvolveu recentemente (se olharmos a história dos jogos olímpicos modernos) políticas de direitos humanos para o processo de escolha de cidades sede e até a tradicional divisão binária homem/mulher já está mais flexibilizada, como se viu nos Jogos de Tóquio. Mas isso é mais um #jurihistória logo ali na frente.

Com traz Vinícius Calixto no excelente Lex Sportiva e Direitos Humanos, "esse processo de autorreflexão e a busca decorrente de aprendizados é fundamental para que a ordem jurídica esportiva possa se engajar em um modelo de articulação que parece se revelar adequado em matéria de direitos humanos".

O importante é entender que as mudanças do COI na proteção de direitos humanos - sejam administrativas ou legislativas - após irritações, como a das corredoras que não puderam estar em Los Angeles, são aprendizados importantíssimos da Lex Sportiva dentro da sua natureza agregadora.

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!