Topo

Lei em Campo

Candidatos a prefeito em Curitiba avançam na compreensão do que é esporte

06/11/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Por Ivana Negrão

A dez dias do primeiro turno das eleições municipais por todo o Brasil, o Lei em Campo apresenta a quarta reportagem da série sobre os planos de governo de alguns candidatos a prefeito para fomentar o esporte.

Em Curitiba, Rafael Greca (DEM) busca a reeleição e lidera as pesquisas de intenção de votos com 46%. Sua proposta para os quatro próximos anos é a mais detalhada e "avança na compreensão do conceito de esporte. Fala em participação, formação, desenvolvimento e inovação", avalia Fernando Mezzadri, professor da Universidade Federal do Paraná e coordenador do Instituto de Pesquisa de Inteligência Esportiva.

O plano de governo de Greca "prevê algumas propostas que podem ser chamadas de inovadoras", pontua o advogado e analista legislativo Vinícius Gessolo de Oliveira.

"Bolsa Desemprego Esportivo", Centro de Atenção ao Esporte e Atividades Físicas (que seriam apadrinhados por famosos do esporte brasileiro), além de propostas como um Selo Esportivo para empresas que fomentem o desenvolvimento do esporte, a Implantação do Memorial do Esporte Curitibano, e um sistema municipal de informações cadastrais denominado "Rede Jovem".

"Rafael Greca focou as propostas na utilização das estruturas existentes, que inclusive foram inauguradas na primeira gestão, e em projetos que podem ser interessantes se realmente saírem do papel", acrescenta Vinícius Gessolo.

O plano distribui propostas para as três pilares do desporto determinados pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte (11.348/2006): educacional, de participação e alto rendimento.

Mas como não há um Sistema Nacional de Esporte com a definição de competências e responsabilidades para as esferas do poder executivo, "os sistemas municipais podem auxiliar na estruturação e desenvolvimento do esporte nas cidades", defende Fernando Mezzadri.

O candidato Fernando Francischini (PSL), que aparece com 8% das intenções de voto em Curitiba, apresenta plano de governo voltado principalmente à regulamentação em nível municipal de atividades particulares ligadas à saúde e esportes, como as de personal trainer, definição de academias como serviço essencial e a criação de regras para atuação do educador físico nas praças e parques.

Goura (PDT) que também aparece com 8% na última pesquisa do Ibope na capital do Paraná tem foco em potencializar a utilização dos espaços públicos, com a ocupação de ruas para o lazer em dias especiais. Além disso, tem a mobilidade como eixo principal de atuação política para a interação com outras políticas públicas além do esporte.

"Em regra, os candidatos apresentaram propostas tanto quanto genéricas, com aprofundamento característico do perfil de cada um. Curitiba e região metropolitana tem três grandes times do cenário nacional: Atlético Paranaense, Coritiba e Paraná. Porém, não apresenta à população alternativas de jogos, times ou campeonatos de outras modalidades, como vôlei, skate, basquete, ciclismo, etc", aponta Vinícius Gessolo.

E o foco deveria ser exatamente o da descentralização das atividades esportivas e de lazer nas regiões, porque "historicamente auxilia na melhoria do serviço e da participação das pessoas nestas práticas", finaliza Fernando Mezzadri.

Os programas de governos dos candidatos podem ser acessados nos links abaixo:

Rafael Greca

Fernando Francischini

Goura

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo