Topo

Lei em Campo

Presidente da FIFA é investigado por conduta criminosa

30/07/2020 10h24

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Por Gabriel Coccetrone

Um promotor foi nomeado este mês para investigar as negociações entre o procurador-geral suíço Michael Lauber e o chefe do futebol mundial, Gianni Infantino. Lauber se ofereceu para renunciar na semana passada, depois que um tribunal concluiu que ele encobriu uma reunião com Infantino e mentiu para os supervisores, enquanto seu escritório investigava a corrupção em torno da FIFA.

Porém, a autoridade que supervisiona os promotores federais da Suíça anunciou na quinta-feira (29) que o promotor especial Stefan Keller (que também solicitou permissão para iniciar um processo contra o procurador-geral) havia encontrado indícios de conduta criminosa relacionada às reuniões. Infantino e Lauber negam qualquer irregularidade.

As informações são da Sky News.

O atual presidente da FIFA está envolvido nas denúncias do Football Leaks, o maior vazamento na história do esporte, revelando transações financeiras "obscuras" no mundo do futebol profissional europeu e expõe os truques fiscais empregados por algumas das maiores estrelas do continente.

Infantino encontrou-se com o Procurador-geral da Suiça, Michael Lauber durante trabalho os trabalhos de investigação do caso. Ele alegou que quis apenas "esclarecer" as autoridades sobre o caso.

Lauber foi afastado de 25 casos envolvendo o escândalo chamado e Fifagate em função desses encontros com Infantino.

Gianni Infantino se tornou presidente da FIFA em 2016, depois de vencer o favorito Sheikh Salman em duas rodadas de votação em Zurique, na Suíça.

Ele substituiu Joseph Blatter, que foi forçado a renunciar ao cargo de presidente da FIFA um ano antes por alegações de corrupção.

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo