Julio Gomes

Julio Gomes

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Diniz tenta evitar ser 1º técnico a perder 3 seguidas desde Lazaroni

A seleção brasileira nunca havia perdido para a Colômbia ou caído duas vezes seguidas em jogos das eliminatórias. Se perder da Argentina, hoje, no Maracanã, terá a série inédita de derrotas ampliada e perderá pela primeira vez como mandante na história da competição que classifica para a Copa do Mundo. São marcos negativos que o Brasil tenta evitar e que nos fazem remeter a tempos remotos.

A última vez que a seleção perdeu três jogos seguidos foi em 2001, um ano antes da campanha do penta. Com Leão no comando e o aval (privado) de Ricardo Teixeira para levar uma seleção alternativa na Copa das Confederações, a seleção fez uma campanha vexaminosa. Depois de empates sem gols contra Canadá e Japão, o Brasil perdeu da França e da Austrália. Leão caiu, Luiz Felipe Scolari assumiu e estreou perdendo para o Uruguai por 1 a 0 - a que tinha sido a última vitória uruguaia sobre o Brasil em eliminatórias até a do mês passado, em Montevidéu. Felipão ainda perdeu também a partida de estreia na Copa América, 1 a 0 para o México.

Assim, em 2001, foram quatro derrotas consecutivas - mas com dois técnicos diferentes. A sequência entre março e julho, fazendo um recorte de nove partidas, teve uma vitória da seleção, três empates e cinco derrotas.

Para encontrar um treinador que perdeu três jogos seguidos com a seleção brasileira, temos de voltar a 1989, quando Sebastião Lazaroni caiu contra Suécia, Dinamarca e Suíça na sequência em torneio e jogo amistosos. Ao voltar para o Brasil desacreditada, no entanto, a seleção se recuperou vencendo a Copa América e quebrando um jejum de 40 anos.

Com Tite, aconteceu o contrário. A Copa América antecedeu uma série ruim. Em 2019, depois do título da Copa América no Brasil, a seleção ficou cinco jogos seguidos sem vitórias. Empatou com a Colômbia por 2 a 2 em Miami, perdeu para o Peru por 1 a 0 em Los Angeles, empatou com Senegal e Nigéria por 1 a 1 em Cingapura e, por fim, levou 1 a 0 da Argentina na Arábia Saudita.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes