Sem jogar, Botafogo tem agora perseguidores e pressão inéditos
Na história do Brasileirão, nunca um time perdeu o título após abrir a vantagem que o Botafogo abriu neste atual campeonato. Sejam 10, 11 ou 13 pontos, a vantagem que o Botafogo construiu e controlou ao longo de um turno e meio sempre foi suficiente para acabar em taça. Mas a vantagem atual não é mais tão grande, ela é de 7 de pontos. E faltam 10 jogos. Essa diferença, no mesmo momento da competição, após 28 rodadas, era a que o São Paulo tinha sobre o Flamengo em janeiro de 2021 - era o Brasileirão de 2020, "esticado" no calendário pela pandemia.
Ou seja, nunca alguém perdeu o campeonato com a vantagem que o Botafogo já teve. Só que já perderam o campeonato - outro dia - com a vantagem que o Botafogo tem no momento. E o Flamengo, que está 9 pontos atrás, já virou campeonato superando desvantagem maior do que essa.
O que tudo isso quer dizer? Quer dizer que o campeonato não está tão acabado como muitos dissemos - me incluo nesta lista, pois já "decretei" em vários momentos o título do Fogão. O Brasileiro está nas mãos do Botafogo, controlado, há praticamente quatro meses. Os momentos em que este controle foi assumido vieram nas vitórias fora de casa contra Palmeiras e Grêmio, a curta "era Caçapa" e a virada de turno. Ali, o Botafogo abriu uma vantagem absurda e, o principal, os supostos perseguidores viviam problemas e/ou estavam envolvidos em outras frentes.
Uma característica clara deste Brasileirão é que nunca um time se colocou como real perseguidor. Durante quase todo o tempo, o Palmeiras foi considerado o time mais capaz de buscar a desvantagem e colocar fogo na disputa. Mas essa análise se dava essencialmente pela solidez do Palmeiras nos últimos anos e por ser o atual campeão, não levava em conta a clara temporada frágil e instável do clube paulista, com direito a um climão interno que foi crescendo e crescendo. O Palmeiras nunca teve atitude e resultados de perseguidor.
O Botafogo tem um time jovem, um técnico tampão e inexperiente, uma diretoria igualmente de pouca bagagem. É natural que sinta algum tipo de pressão, e isso ficou nítido com o "desespero" para jogar a partida contra o Fortaleza - como se enfrentar o Fortaleza reserva fosse garantia de algo. Foi muito melhor para o Botafogo ficar sem jogar essa partida, economizar a viagem longa no momento e, quem sabe, enfrentar um Fortaleza garantido na Libertadores e pouco motivado mais adiante.
O que bota emoção e gera a "paúra" é a indicação de que o Red Bull Bragantino, um time com absolutamente nada a perder, sem responsabilidade alguma de título, possa manter a arrancada até o fim do campeonato - tem a melhor campanha do returno. O Flamengo, com Tite, inspira menos confiança que o Bragantino, mas não convém duvidar.
São quatro jogos para cada um dos líderes até o confronto direto entre eles, marcado para 12 de novembro, em Bragança.
A ordem será a seguinte:
25/10 RB Bragantino x Atlético-MG
29/10 Botafogo x Cuiabá
1/11 Botafogo x Palmeiras
2/11 Goiás x RBB
5/11 Vasco x Botafogo e RBB x Corinthians
8/11 São Paulo x RBB
9/11 Botafogo x Grêmio
Tem um detalhe. Devido a shows marcados para o estádio Nilton Santos, o Botafogo deverá ter cargas menores de ingressos nos jogos em casa e a partida contra o Grêmio, em 9 de novembro, possivelmente será em São Januário.
O Flamengo tem, na sequência, Grêmio (fora), Santos (casa), Fortaleza (fora), Palmeiras (casa) e o Fla-Flu na mesma rodada em que Red Bull Bragantino e Botafogo terão o confronto direto.
Olhando para as listas de cada um, a do Flamengo me parece a mais difícil. Já a comparação entre os líderes favorece, no meu ponto de vista, o Bragantino. É real a chance de os dois times chegarem ao confronto direto, em 12 de novembro, separados por menos do que os 7 pontos atuais. O Botafogo pode ganhar em Bragança? Claro que pode. O Botafogo segue com margem, são os outros que não podem errar nem dar passo em falso. Se alguém quiser tirar esse título do Glorioso, terá de ser praticamente perfeito daqui até o fim.
O que mudou mesmo é a sensação de que alguém pode ser praticamente perfeito - antes, ninguém merecia tal confiança. E não se sabe como o Botafogo reagirá a uma situação em que a vantagem caia ainda demais. O torcedor ficará - já está? - desesperado, mas o time precisa manter a calma.
Deixe seu comentário