Topo

Julio Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Sorteio da Copa do Brasil emparelha os quatro melhores times do Brasil

02/05/2023 14h15

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Flamengo x Fluminense e Palmeiras x Fortaleza. Os quatro melhores times do Brasil definirão duas vagas nas quartas de final da Copa do Brasil - dois dançarão precocemente e, claro, voltarão as baterias para Brasileiro e Libertadores (ou Sul-Americana, no caso do Leão).

Palmeiras e Flamengo têm os melhores elencos. O primeiro é bem treinado, tem sistema de jogo definido, continuidade de trabalho. O segundo tem os jogadores, ainda que não esteja jogando para ser chamado de "um dos melhores do Brasil". Mas a qualidade de elenco é inegável.

Fluminense e Fortaleza, com estilos diferentes - mas técnicos parecidos - são os emergentes, as equipes que melhor atuam. O futebol do Flu é de posse, de controle e protagonismo. O do Fortaleza é de intensidade, velocidade, dinamismo. O Flu tem um time titular para lá de definido. O Leão muda a cada partida. O que Diniz e Vojvoda têm em comum então? Um controle total da situação, do elenco - do coração e da alma. Os jogadores amam os dois treinadores e estão dispostos a sacrificar tudo em nome do time e do trabalho. São técnicos sonhadores, pragmáticos e carismáticos.

Hoje, o Flu está melhor que o Fla. E é claro que faz diferença ter acabado de vencer o rival na final do Cariocão, ainda mais após a derrota na ida. Psicologicamente, o Flu entrará em campo com total confiança de poder bater o Flamengo. O Fla nem tanto, mas não faltarão motivação e conhecimento sobre o rival.

Já Palmeiras e Fortaleza são times com maneiras parecidas de agredir o rival. Muitos bons nas transições, na recuperação e na intensidade. Serão dois jogões? Dependerá um pouco da capacidade de um anular o outro. O gol manda no andamento de qualquer duelo.

Os outros jogos? Bem, os outros 12 times só têm a comemorar. Ninguém queria pegar Fla, Flu, Palmeiras ou Fortaleza neste momento. Haverá seis equipes nas quartas de final, sonhando com o título e com a esperança de chegar até a final sem precisar enfrentar os mais poderosos pelo caminho.