Topo

Julio Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Flamengo volta a ajudar o Palmeiras com aposta exagerada no time reserva

Marinho disputa a bola com Lima na partida entre Flamengo e Ceará no Maracanã - Thiago Ribeiro/AGIF
Marinho disputa a bola com Lima na partida entre Flamengo e Ceará no Maracanã Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Flamengo voltou a depositar confiança demais nos reservas, acabou tropeçando no Maracanã e não conseguiu aproveitar a chance de se aproximar do Palmeiras, o que colocaria fogo no Brasileirão. A diferença se mantém sem sete pontos e as cinco próximas rodadas são bem mais favoráveis ao time paulista.

O Palmeiras somou só 6 dos últimos 12 pontos, mas tem agora pela frente jogos contra Juventude e Santos, em casa, Atlético-MG e Botafogo, fora, e de novo no Allianz contra o Coritiba. A sequência do Flamengo é nitidamente mais dura: Goiás (f), Fla-Flu, Fortaleza (f), Bragantino (c) e Cuiabá (f). É difícil imaginar que a diferença entre eles caia em setembro.

O fato é que o campeonato está há tempos controlado pelo time de Abel Ferreira, que corretamente mandou reservas a campo ontem, em Bragança, de olho em um duelo encardido contra o Athletico na Libertadores. Seria difícil mesmo para o Flamengo, que deixou pontos demais escaparem nos tempos de Paulo Sousa. Se havia alguma esperança, no entanto, ela passava por uma adaptação ao plano que foi traçado algumas semanas atrás.

Com classificações praticamente asseguradas na Libertadores e na Copa do Brasil, o natural seria o Fla voltar a artilharia toda na direção do Brasileiro, em busca de uma tríplice coroa inédita em nosso futebol. O próprio Marcos Braz havia indicado que isso aconteceria, após a goleada sobre o Vélez. Mas Dorival Júnior tinha outros planos, ou melhor, seguiu com o anterior.

Voltou a colocar o time reserva em campo, como já havia feito contra o Palmeiras, no Allianz, duas semanas atrás. As exceções foram as presenças de Gabigol e da zaga titular desde o início - a zaga, lembrando, está suspensa na Libertadores. Com derrota parcial, foram a campo Pedro e Éverton Ribeiro. Mas, mesmo jogando com um homem a mais na maior parte do segundo tempo, o Flamengo não conseguiu virar o jogo contra o Ceará.

Foi uma arbitragem confusa, que enervou os jogadores dos dois times. Jô, que havia feito o gol do Ceará, foi expulso por reclamar de uma falta clara não marcada. Gabigol também foi expulso, também de forma exagerada, por razões disciplinares.

Desde a chegada de Dorival Jr, o Flamengo tinha 100% de aproveitamento no Maracanã em jogos pelo Brasileirão - eram seis vitórias, com 20 gols marcados e 1 sofrido. Somando todas competições, eram 9 vitórias em 10 partidas, com apenas um tropeço, aquele diante do Athletico pela Copa do Brasil. O Ceará não vence uma partida desde 19 de julho, há um mês e meio. Era a barbada da rodada, acabou virando a zebra do fim de semana.

O time B de Dorival vinha dando conta do recado no Brasileiro, eram cinco vitórias seguidas até chegar o duelo contra o Palmeiras. Ali, Dorival escolheu mandar os titulares a campo só no segundo tempo. Ficou claro que a sorte da partida poderia ter sido diferente, em um confronto direto contra o líder. E neste domingo, no Maracanã, muitos esperavam que Dorival revisse a decisão de jogar o Brasileirão com o time B, mas não foi o caso. O Flamengo pagou o preço, e o Brasileiro, que sempre esteve nas mãos do Palmeiras, agora está ainda mais.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que havia sido informado, o Palmeiras somou seis dos últimos 12 pontos disputados no Brasileirão. O erro foi corrigido.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL