Topo

Julio Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Tem sentido para Casemiro sair do Real Madrid e jogar no Manchester United?

17/08/2022 13h32

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A notícia surgiu ontem e está esquentando. O Manchester United quer tirar Casemiro do Real Madrid. É uma negociação com sentido para todas as partes?

Vejamos. Primeiro, o Manchester United. 60 milhões, 70 milhões, 80 milhões de euros. Dinheiro não parece ser problema para os clubes ingleses. O pequenino Brighton acaba de levar Estupiñan, o bom lateral de um Villarreal que foi semifinalista da última Champions League e é candidato a acabar entre os quatro primeiros na Espanha. O abismo financeiro parece estar se abrindo entre as duas ligas mais importantes do planeta.

O problema do United não é dinheiro, é projeto. Chegou Ten Hag, o enésimo técnico pós-Ferguson, e o início é com o pé esquerdo. O United é o lanterna na Inglaterra, Cristiano Ronaldo quer ir embora e possivelmente outros também queiram, já que o técnico holandês resolveu dar castiguinho, ao melhor estilo jardim da infância, após a goleada sofrida no fim de semana.

Para o United, que tem problemas imediatos, Casemiro seria uma peça importante. Mas tampouco poderia ser considerado um jogador para "mudar tudo". Seria um meio-campista defensivo para dar solidez ao time, mas que ainda passaria pela adaptação de uma nova liga e um novo país. Não é um cara para chegar e ganhar jogos sozinho. Com a janela se fechando, é óbvio que o movimento do United soa muito mais como um movimento desesperado.

No desespero, paga-se muito. E aí chegamos ao Real Madrid. Florentino Pérez já vendeu até Cristiano Ronaldo. O Florentino fanfarrão, que contratava sem muito sentido técnico, ficou lá atrás. O presidente do Real faz, hoje, movimentos muito mais inteligentes. E vender Casemiro por muito dinheiro pode ser um movimento inteligente.

Pensem no Barcelona, por exemplo. Se alguém oferecesse uma grana alta por Busquets em 2019, digamos, quando ele já tinha 31 anos, o Barça não teria vendido. Hoje, olhando em perspectiva, sabemos que teria sido um grandíssimo negócio. Busquets é um volante de 34 anos, lento, que claramente não pode mais ser titular, ganha muito e ninguém quer comprar - ele, lógico, tampouco quer sair. Virou problema, não solução.

Casemiro tem 30 anos e joga mais do que Busquets. Ele tem também uma função importante dentro do clube, como uma espécie de mentor para a molecada brasileira. É importantíssimo dentro do vestiário, tratado como um filho por Florentino Pérez. Sem dúvida, não está nos planos do clube perder Casemiro, ele será fundamental para o amadurecimento de Tchouameni e Camavinga, seus substitutos naturais.

Para os próximos dois anos, Casemiro continuaria sendo solução para o Real Madrid. Modric tem 36 e fez o que fez na temporada passada, tem gente que pode argumentar que Casemiro ainda tem uns bons cinco anos pela frente e deveria se aposentar no clube. Mas tem gente que pode achar também que, daqui três, ele será um Busquets na casa branca.

No ano passado, o PSG tentou novamente Casemiro (havia tentado em 2018), fez uma oferta que nem virou notícia. E não virou porque o Real Madrid não quis nem ouvi-la. Mas um ano se passou, o Real já ganhou outra Champions League com Casemiro, uma guerra estourou na Europa e mudou a situação econômica de todo o continente. Se a grana for alta demais e considerando que os substitutos já estão dentro de casa, pode fazer sentido para o Real Madrid.

Seria uma perda esportiva considerável nesta e ainda na próxima temporada, mas a vida tem como continuar.

E para Casemiro? No final das contas, a chave é o que o jogador quer. Ele é quem vai decidir. Se ele falar para o Real Madrid que topa sair, permite ao clube negociar o melhor valor possível. Se Casemiro não quiser sair, a negociação esfria. Por que neste ano o rumor está em todas as manchetes, enquanto o interesse do PSG, ano passado, não esteve?

Possivelmente porque Casemiro esteja, sim, pensando na opção de mudar de ares. Ele ganharia um contrato gigantesco, de cinco anos, já a essa altura da carreira. E teria o desafio de atuar na Premier League. A questão é a motivação. Talvez jogar no Real Madrid, com tantos títulos conquistados, já não seja mais tão desafiador quanto foi um dia.

Pensando em Copa do Mundo, é um movimento que me parece sem sentido e que pode atrapalhá-lo. Casemiro é titular absoluto do time de Tite, mas o reserva imediato, Fabinho, tem jogado muito com a camisa do Liverpool. Teria de dar tudo errado para a titularidade ser ameaçada, mas o Manchester United é um ótimo lugar para "dar tudo errado" hoje em dia. O risco maior que ele corre é de perder ritmo e competitividade.

O lado bom da coisa é ganhar entrosamento dentro e fora de campo com Fred, que possivelmente começará a Copa como titular da seleção, e se transformar em um jogador mais completo com a experiência de Premier League. Mas três meses são suficientes para isso?

Onde há fumaça, há fogo. E, de um dia para o outro, tem muita fumaça saindo daí. O United quer fazer a loucura e para o Real pode fazer sentido. Seria uma perda inegável, mas aceitável e que pode ajudar as finanças do clube. Resta a Casemiro entender o que quer da vida. No lugar, dele, você iria?