Topo

Julio Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Flu mereceu passar, mas jogaço não merecia definição tão polêmica

Cano comemora gol pelo Fluminense contra o Fortaleza pela Copa do Brasil - Thiago Ribeiro/AGIF
Cano comemora gol pelo Fluminense contra o Fortaleza pela Copa do Brasil Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

17/08/2022 22h23

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Fluminense e Fortaleza fizeram uma grande eliminatória pelas quartas de final da Copa do Brasil. No fim, com o empate por 2 a 2 no Maracanã, o Flu ficou com a vaga. Foi merecida, eu diria, pelo jogo que o Fluminense fez no Castelão e pelo segundo tempo nesta quarta-feira. Mas o fato é que a vaga é marcada por uma decisão muito polêmica do VAR, e a eliminatória não merecia isso.

A eliminatória merecia ser falada somente pelo futebol. Pela maneira como o time de Fernando Diniz conseguiu impor seu jeito de jogar contra um time que, quase sempre, se impõe contra outros rivais. O Fortaleza foi enorme no primeiro tempo no Maracanã, muito inteligente, aproveitando-se dos contra ataques e de uma posse de bola estéril do Flu. No segundo tempo, o time de Diniz conseguiu se impor e mereceu buscar o resultado.

Diniz e Vojvoda são técnicos que fazem o futebol brasileiro ser melhor e mais gostoso de assistir. Convivemos com tantas porcarias, foi um bálsamo a eliminatória disputada entre equipes corajosas, que vão para o jogo. O Fluminense tem chance real de ganhar o título, e o Fortaleza, que já saiu da zona de rebaixamento, irá acabar na metade de cima da tabela no Brasileiro. É um time sólido demais, é surreal que torcedores tenham cornetado Vojvoda quando o time ainda sofria com maus resultados no campeonato.

No fim, no entanto, a eliminatória será falada pelos dois gols do Flu no segundo tempo. O primeiro, marcado por Ganso, saiu de um pênalti assinalado pelo VAR. Vi e revi a imagem da falta um milhão de vezes e, assim como a maioria (pela medida das redes sociais), não consigo ver a infração sendo cometida dentro da área ou na linha, que seja. É um lance muito duvidoso, muito mesmo. Se não há certeza, não deveria haver a mudança da marcação de campo.

E, no segundo gol do Fluminense, a impressão é que Cano estava um pouquinho à frente. Como detesto estes impedimentos milimétricos e não podemos desconfiar das linhas do VAR (senão ficaremos completamente malucos), fico com a validação do gol.

O Fortaleza vai reclamar e muito vai se falar sobre as decisões do VAR, o fato de ser um time carioca (do eixo) envolvido, aquela história de sempre. Faz parte. É duro engolir uma eliminação assim, depois do primeiro tempo heroico que o time fez. Mas o fato é que o torcedor precisa ficar orgulhoso do que o Leão da Pici tem feito desde a chegada de Vojvoda.

O Flu fez três tempos bem ruins, somando Beira-Rio e o jogo no Maracanã. É claro que Diniz deve estar preocupado e irritado. Depois de vencer a primeira fora de casa, o time dele simplesmente correu riscos demais de eliminação diante de mais de 60 mil pessoas. Mas, se a última impressão é a que fica, ela foi boa.