Topo

Julio Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

São Paulo segue 100% em casa no mata-mata, mas vantagem, de novo, é curta

Nikão comemora gol marcado para o São Paulo contra o Ceará - Ettore Chiereguini/AGIF
Nikão comemora gol marcado para o São Paulo contra o Ceará Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

03/08/2022 21h31

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O São Paulo venceu o Ceará por 1 a 0 e abriu vantagem pelas quartas de final da Copa Sul-Americana. Com isso, são nove vitórias em nove jogos em casa neste ano, quando a partida era de mata ou mata-mata.

O São Paulo ganhou três jogos assim no Paulista (São Bernardo, Corinthians e Palmeiras), quatro na Copa do Brasil (Manaus, Juventude, Palmeiras e América-MG) e, agora, dois na Sul-Americana (Universidad Católica . São 20 gols marcados e somente 4 sofridos.

O problema do time de Rogério, claro, é outro. É o desempenho oposto quando joga fora. Ganhou uma (no Chile), empatou uma (no Sul) e perdeu as duas do Palmeiras (uma de forma humilhante e outra que acabou em classificação nos pênaltis). Esta é a marca do São Paulo na temporada, a força em casa contrasta com os problemas fora.

Será que vencer América, pela Copa do Brasil, e Ceará, pela Sul-Americana, só por 1 a 0 será suficiente para garantir a presença nas semifinais dos dois torneios?

Vina, jogador emblemático do Ceará, deu uma declaração curiosa após a partida. "O gramado do Castelão não é bom e vamos tentar nos aproveitar disso". Acho que é a primeira vez que vejo um jogador celebrar um gramado ruim, mas entendi o que ele quis dizer. O São Paulo tem problemas para se adaptar a situações diferentes e isso pode ajudar o Vozão.

O fato é que o São Paulo segue com o mesmo problema crônico. Com Nestor e Igor Gomes à frente de Gabriel Neves, o meio cria pouco, gera pouco volume. O jogo pelos lados fica manjado, é facilmente marcável. É esta dinâmica que Rogério precisa arrumar, e os retornos de Reinaldo e Patrick seriam importantes.

A entrada de Nikão hoje no lugar de Luciano foi importante. Um jogador que teve a temporada comprometida por lesão, Nikão jogou bem, foi o responsável pela vitória e pode passar a ganhar espaço.

O Ceará fez um jogo correto no Morumbi, principalmente no primeiro tempo. Montou o time com três no meio e ganhou os duelos ali. Teve duas chances de gol, que poderiam ter mudado a eliminatória. Em casa, no entanto, terá de encontrar outras soluções e criar mais jogo, mais chances, para tentar a classificação. Não dá para contar só com os problemas do outro quando joga longe de seu estádio.