Topo

Julio Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Itália faz papelão, Portugal dá sorte dupla e fica perto da Copa do Mundo

Diogo Joga (esq.) comemora com Cristiano Ronaldo (dir.) e Raphael Guerreiro após marcar o segundo gol da seleção de Portugal no confronto contra a Turquia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar. 24/03/2022 - PEDRO NUNES/REUTERS
Diogo Joga (esq.) comemora com Cristiano Ronaldo (dir.) e Raphael Guerreiro após marcar o segundo gol da seleção de Portugal no confronto contra a Turquia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar. 24/03/2022 Imagem: PEDRO NUNES/REUTERS

24/03/2022 18h42

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O inacreditável aconteceu. A Itália conseguiu perder em casa para a Macedônia do Norte, por 1 a 0, e está fora da Copa do Mundo. É o segundo Mundial consecutivo sem a Azzurra, que menos de um ano atrás conquistava o título da Eurocopa.

Assim, não haverá o tão esperado (e infeliz) duelo entre Portugal e Itália valendo vaga na Copa. A seleção portuguesa receberá a Macedônia do Norte, terça, para ir ao Catar. É, logicamente, a grande favorita.

Foram duas sortes de Portugal separadas por poucos minutos. O gol macedônio, que gerou um duelo menos difícil pela vaga, e um pênalti perdido pela Turquia, que provavelmente teria levado o jogo do Porto para a prorrogação.

Portugal passou para a fase seguinte da repescagem ao fazer 3 a 1 na Turquia de forma dramática, muito mais do que deveria ser. É a história que vem marcando os últimos anos da "era Fernando Santos" no comando técnico de Portugal. O veterano treinador escreveu seu nome entre os grandes heróis do país ao comandar a seleção lusa no título inédito da Eurocopa, em 2016. Mas vive das glórias desde então.

Com uma grande escola de formação de jogadores e treinadores, Portugal, hoje, é outra coisa. Uma seleção que poderia ser campeã do mundo, com o talento que tem. Mas que não passou nem perto disso em 2018 e decepcionou também na Euro-2020, disputada no ano passado. Nas eliminatórias, levou um gol da Sérvia nos instantes finais e foi obrigada a disputar a repescagem.

Santos é um treinador conservador, que não potencializa a enorme quantidade de bons jogadores que Portugal tem. E, hoje, o fracasso passou raspando. A Turquia perdeu um pênalti, com Burak, aos 40min do segundo tempo.

Vimos nesta quinta as duas faces do escudo português. O time começou com tudo, fazendo o jogo que se espera de uma seleção com tantas armas. Intensidade, pressão, circulação de bola, chances criadas e, claro, gols. No primeiro tempo, 2 a 0 e poderiam ser mais. No segundo tempo, parece que entra o medo. Ou a vontade de sentar em cima do placar.

A Turquia diminuiu, foi para cima e teve o pênalti, que acabou desperdiçando. No finalzinho, Portugal fez 3 a 1. Contra a Macedônia, a história de pressão inicial será igual. O resultado final, possivelmente. Mas haverá drama? O jogo pela vaga direta será terça, em Portugal.

A questão lusa não é falta de talento. A questão não é a ausência de um ou outro jogador crucial. A questão é a falta de coragem para golear, massacrar, se impor, decidir as coisas sem sofrimento. É como se o torcedor tivesse de se acostumar de novo com tempos com não deixam saudades. A Macedônia do Norte, em teoria, deveria ser presa fácil para Portugal na terça-feira. Será?

A seleção do leste europeu consegue a segunda vitória histórica em pouco tempo - havia vencido a Alemanha na fase de grupos das eliminatórias. Ou seja, é capaz de vencer qualquer um com uma estratégia de defesa total e uma ou outra bola no contra ataque.

A Itália finalizou 32 vezes ao gol no jogo de Palermo. O resultado é uma aberração. Mas a Itália não poderia ter perdido a chance de se classificar no grupo e vai se lembrar do pênalti perdido por Jorginho diante da Suíça.