Topo

Julio Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Richarlison fez por merecer 'última chance' na seleção; Arthur, não

Richarlison comemora gol do Everton contra o Brentford pelo Campeonato Inglês - Peter Powell/Reuters
Richarlison comemora gol do Everton contra o Brentford pelo Campeonato Inglês Imagem: Peter Powell/Reuters

11/03/2022 12h04

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Tite voltou a convocar Richarlison e Arthur para a seleção brasileira. São os jogos finais das eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, para a qual o Brasil já está classificado. Não haverá muitas chamadas posteriores, é uma espécie de "última chance" para posições que ainda parecem abertas.

Richarlison deveria ter crédito com Tite e a CBF. Foi ponta firme e ajudou nos Jogos Olímpicos, por exemplo. Está jogando bem? Não. São só cinco gols na temporada, já há seis não marca. O Everton é o primeiro time fora da zona de rebaixamento na Inglaterra, faz uma temporada pífia. Mas, se o histórico importa para chamar Philippe Coutinho de volta e dar novas chances, por que não para Richarlison?

O "pombo" está em situação difícil, pois o ataque é sempre muito concorrido e há jogadores em fase melhor. Mas é justo que ele tenha uma nova chance para mostrar o valor com a camisa da seleção.

Mas e Arthur? Por que ele está de volta? A explicação na coletiva da comissão técnica foi vaga. Dizem que teve problema físico que impediu que jogasse mais ano passado, que foi bem contra o Malmo (?!) na Champions e que tem tido mais minutagem. Sim, ele foi titular nas últimas partidas da Juve, mas não no mata-mata europeu - contra o Villarreal.

Será que Arthur faz por merecer a chance constante na seleção? Por que não experimentar, por exemplo, Danilo, do Palmeiras? Um jogador que possivelmente fará parte do ciclo da Copa de 2026, seja quem for o técnico.

Fica claro que Tite tem algum tipo de confiança no futebol de Arthur e vai dar ao volante uma espécie de "ultima chance" para se colocar na fila à frente de caras como Gérson e Bruno Guimarães. Chance de ouro e bastante inesperada para um jogador que nunca conseguiu se firmar na Europa, lesões à parte.