Topo

Julio Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Gomes: Jorge Jesus estaciona o ônibus e obriga Barça a vencer em Munique

Enquanto Xavi conversava com Gavi, Jorge Jesus fez mudanças no Benfica para renovar fôlego da equipe - Albert Gea/Reuters
Enquanto Xavi conversava com Gavi, Jorge Jesus fez mudanças no Benfica para renovar fôlego da equipe Imagem: Albert Gea/Reuters

23/11/2021 18h55

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Jorge Jesus, conhecido no Brasil por ser o técnico mais ofensivo do mundo, mostrou aquilo que todos já sabíamos: há várias maneiras de vencer no futebol. E também de empatar.

Com um ônibus estacionado dentro da área e abrindo mão até de contra atacar, o Benfica conseguiu segurar um 0 a 0 em Barcelona, diante do time de Xavi. A "final" em plena fase de grupos da Champions League acabou sem vencedor. Mas o Benfica era quem queria o empate.

A chance de vitória do Benfica até veio nos acréscimos, em um contra ataque dois contra um, desperdiçado por Seferovic. Teria sido um castigo tremendo ao Barça, pelo que foi o jogo.

No grupo, o Bayern de Munique já está classificado em primeiro. O Barcelona tem sete pontos, o Benfica tem cinco. O Barça depende só dele na última rodada. Como assim o Benfica queria o empate, então?

É que o Barça terá de ganhar em Munique para avançar. Será provavelmente contra um time totalmente reserva do Bayern, mas mesmo os reservas do Bayern são superiores ao Barcelona de hoje.

A conta para o Benfica é simples: vencer o eliminado Dynamo de Kiev, em Lisboa, e esperar que o Barça não vença em Munique - um empate do Barça bastaria, porque a vantagem é do Benfica no critério de desempate (confronto direto) em caso de empate em pontos.

Se o Barcelona não ganhar em Munique, só se classificará caso o Benfica não vença o Dynamo. Seria a primeira eliminação do Barça em fases de grupos desde a temporada 2000/2001.