Topo

Julio Gomes

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Gomes: City x PSG pode ser 'final antecipada', mas grupo é perigoso

26/08/2021 14h21

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa colocou Manchester City e Paris Saint-Germain no mesmo grupo, o A. Serão dois confrontos com cheirinho de "final antecipada". Mas é melhor ficar de olho no desafio de passar dos grupos antes. Junto com eles, está o perigosíssimo RB Leipzig - o quarto time é mais fraco, o Brugge, campeão belga.

Nas suas cinco temporadas jogando a competitiva Bundesliga, o Leipzig acabou duas vezes como vice-campeão e outras duas em terceiro lugar. Virou figura carimbada na Champions, chegou à semi em 2020 e, na temporada passada, caiu na fase de grupos com o mesmo PSG e com o outro time de Manchester, o United. Quem dançou? O United. Portanto, olho nesse Leipzig.

PSG e City são os dois clubes mais ricos do continente, com o fundo "ilimitado" de dois estados soberanos jorrando nas contas de dois clubes que tinham alguma tradição, mas poucos troféus em seus museus.

O dinheiro de Abu Dhabi começou a jorrar no City em 2008 e, após alguns títulos de Premier League, chegou o auge, a final europeia - mas o sonho ficou adiado após a derrota para o Chelsea. Já o dinheiro do Catar foi desaguado em Paris a partir de 2011, a final da Champions veio em 2020 - mas também acabou com derrota, para o Bayern.

Com a pandemia e a enorme crise financeira que assola gigantes como Real Madrid e Barcelona, City e PSG são tidos como os únicos clubes com dinheiro disponível. Não à toa, quando o Barcelona anunciou que Messi não poderia ter seu contrato renovado, só sobrou um destino possível: Paris.

E agora, com o desejo de Cristiano Ronaldo de sair da Juventus, sobram só dois destinos: Paris ou Manchester. Se o português e seu poderoso empresário, Jorge Mendes, conseguirem cavar uma vaguinha no time de Guardiola, teremos novamente um Messi x CR7.

Na temporada passada, PSG e City se enfrentaram na semifinal da Champions, e Guardiola levou a melhor sobre Neymar e Mbappé. Mas não tinha Messi. Na temporada retrasada, PSG e Leipzig se enfrentaram na semifinal, e aí sim deu Paris.

O Manchester United teve sorte contrária ao City. Caiu em um grupo F que tem Villarreal, Atalanta e o Young Boys, campeão suíço. Por mais perigosos que possam ser Villarreal e Atalanta, é obviamente um grupo que deve ser dominado pelo United.

Outro inglês, o Chelsea, atual campeão do torneio e grande "candidato" a desbancar City e PSG, se deu muito bem no sorteio. Caiu no grupo H com a Juventus, o Zenit, da Rússia, e o Malmo, da Suécia. O Chelsea deve passear neste grupo.

O "grupo da morte" é indiscutivelmente o B, que reúne Atlético de Madrid, Liverpool e os tradicionais Porto e Milan. O Porto é teoricamente mais fraco, mas qualquer coisa pode acontecer nesta chave.

A fase de grupos terá o reencontro entre Bayern e Barcelona, após o infame 8 a 2 da bolha de Lisboa, em 2020. O grupo D terá Real Madrid, Inter de Milão e Shakhtar Donetsk, que estavam também emparelhados na temporada passada - bom para eles que o quarto elemento, desta vez, não é um time alemão (o Gladbach) e, sim, o pequeno Sherif Tiraspol, primeiro time da Moldávia a jogar uma Champions League.

Grupo A
Manchester City (ING)
Paris Saint-Germain (FRA)
RB Leipzig (ALE)
Brugge (BEL)

Grupo B
Atlético de Madrid (ESP)
Liverpool (ING)
Porto (POR)
Milan (ITA)

Grupo C
Sporting (POR)
Borussia Dortmund (ALE)
Ajax (HOL)
Besiktas (TUR)

Grupo D
Inter de Milão (ITA)
Real Madrid (ESP)
Shakhtar Donetsk (UCR)
Sheriff Tiraspol (MOL)

Grupo E
Bayern de Munique (ALE)
Barcelona (ESP)
Benfica (POR)
Dynamo de Kiev (UCR)

Grupo F
Villarreal (ESP)
Manchester United (ING)
Atalanta (ITA)
Young Boys (SUI)

Grupo G
Lille (FRA)
Sevilla (ESP)
RB Salzburg (AUT)
Wolfsburg (ALE)

Grupo H
Chelsea (ING)
Juventus (ITA)
Zenit (RUS)
Malmo (SUE)