Topo

Julio Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Gomes: Sem jogar, Atlético é o grande vencedor do domingo

Torcida do Atlético-MG - GettyImages
Torcida do Atlético-MG Imagem: GettyImages

22/08/2021 18h13

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quem mais comemorou no domingo? É verdade que o torcedor do Cuiabá está feliz e surpreso. É verdade que o corintiano começa a se animar, volta a ter um time para torcer. Mas quem está feliz mesmo e nem teve de sofrer vendo o time em campo é o torcedor do Galo.

O Atlético entra em campo nesta segunda contra o Fluminense, em São Januário. Um Fluminense que acaba de demitir o técnico, eliminado da Libertadores, buscando soluções e com o desafio de enfrentar duas vezes seguidas o time mais quente do Brasil - porque quinta eles jogam de novo, mas pela Copa do Brasil, no Engenhão.

O Galo viu de camarote o Palmeiras perder do Cuiabá e o Flamengo empatar com o Ceará. De quebra, no sábado o Fortaleza também tropeçou, contra o Juventude - ainda que todos nós saibamos que não é o Fortaleza a principal ameaça a um título que o Atlético não ganha há 50 anos.

O Palmeiras ganhou só 1 dos últimos 12 pontos que disputou. O Flamengo ganhou 4 dos últimos 9. Ambos perderam muitos gols neste domingo e tinham as chances de vencer, o torcedor mineiro deve ter abusado das secadas. O Galo pode chegar, se vencer, à décima vitória consecutiva, o que seria inédito nos pontos corridos.

O Atlético pode ficar 8 pontos na frente do Palmeiras e 12 na frente do Flamengo - ainda que com dois jogos a mais. Ou seja, começaria a abrir uma vantagem neste final do primeiro turno que fica complicada de ser buscada, assumindo o controle da competição. É já o campeão? Claro que não. Nem do Fluminense ganhou ainda. Sabemos como funciona o futebol brasileiro, vimos o São Paulo jogar fora uma vantagem que parecia impossível de ser perdida no Brasileirão-2020.

Mas o fato é que, neste domingo, quem esfrega as mãos são os torcedores do Atlético. É uma hora importante da temporada, uma rodada que lembraremos, caso o Galo confirme a boa fase contra o Flu e, lá na frente, levante o caneco.