Topo

Julio Gomes

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Vinícius Jr brilha na Champions e faz seu maior jogo pelo Real Madrid

Vinicius Junior celebra seu gol pelo Real Madrid contra o Liverpool pela Liga dos Campeões - Diego Souto/Quality Sport Images/Getty Images
Vinicius Junior celebra seu gol pelo Real Madrid contra o Liverpool pela Liga dos Campeões Imagem: Diego Souto/Quality Sport Images/Getty Images

06/04/2021 17h56

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Vinícius Jr foi o grande nome da terça-feira na Liga dos Campeões da Europa. Jogou muita bola, fez dois belos gols e foi fundamental na vitória por 3 a 1 do Real Madrid sobre o Liverpool. Assim, o Real pode até perder por um gol de diferença semana que vem, na Inglaterra, para se classificar às semifinais.

No primeiro gol, ele recebeu um lançamento espetacular de Kroos, matou no peito e, no domínio, tirou os dois zagueiros do lance. Aí bastou finalizar bem, na saída de Alisson. O terceiro gol do Real, segundo de Vini, saiu de um passe de Modric dentro da área e um belo chute de primeira.

O grande problema do brasileiro desde sua chegada a Madri tem sido a finalização. Hoje, contra o Liverpool, ele foi perfeito no fundamento. Mas teve mais do que isso. Vinícius foi o melhor jogador do time, um pesadelo para Alexander-Arnold e todo o sistema defensivo. Se mexeu demais, driblou, abriu espaços, tomou as decisões corretas. Foi, de longe, sua melhor partida de Champions League e possivelmente a melhor com a camisa do Real.

O segundo gol, ainda no primeiro tempo, também saiu de um magnífico lançamento de Kroos, um erro defensivo de Arnold e finalização de Asensio. O Real foi muito superior na etapa inicial, e o Liverpool não conseguiu finalizar uma vez sequer.

No segundo tempo, Klopp fez os devidos ajustes e, com Thiago em campo, o Liverpool passou a ter mais a bola e ficar menos vulverável ao trio Kroos-Modric-Casemiro. Salah diminuiu e o Liverpool parecia estar se aproximando do empate, quando Vini Jr fez mais um e definiu o placar.

O gol fora de casa deixa o Liverpool vivo na eliminatória. Já vimos milagres maiores serem operados em Anfield. Mas, pelo futebol mostrado nesta terça e pelos 3 a 1, não dá para não considerar o Real Madrid franco favorito a ficar com a vaga nas semis.

No outro jogo do dia, o Manchester City venceu o Borussia Dortmund por 2 a 1. Foi um enorme jogo do Borussia, que, nos contra ataques, ameaçou o time de Guardiola o tempo todo. No primeiro tempo, houve um gol mal anulado que teria significado o 1 a 1.

No segundo, Haaland deu uma assistência maravilhosa para Reus empatar, mas Foden, no último minuto, decretou a vitória do City. É uma eliminatória bastante aberta. O Borussia não tem consistência, mas tem muito talento.