Topo

Julio Gomes

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

19 anos depois, Cristiano Ronaldo reencontra rival da estreia na Champions

Cristiano Ronaldo como jogador do Sporting - Reprodução
Cristiano Ronaldo como jogador do Sporting Imagem: Reprodução

17/02/2021 12h40

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Cristiano Ronaldo entra em campo hoje, às 17h, para enfrentar o Porto pelas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. Um jogo importantíssimo para a Juventus, que trouxe o português para ganhar a Champions League, coisa que não faz desde 1996.

Quando ligamos Cristiano ao Porto, é imediata a lembrança do golaço feito pelo português ainda com a camisa do Manchester United, em 2009. O chute de fora da área deu a vitória de 1 a 0 e a classificação para as semifinais ao United - perderiam a decisão para o Barcelona, de Messi e Guardiola.

Mas há um outro reencontro interessante na partida de hoje. Cristiano Ronaldo fez sua primeira partida de Liga dos Campeões 19 anos atrás, em um jogo entre Sporting e Internazionale de Milão, pela fase prévia, anterior à fase de grupos. Sérgio Conceição, hoje treinador do Porto, era jogador da Inter naquela ocasião.

A partida foi realizada no dia 14 de agosto de 2002, em Lisboa. Cristiano tinha somente 17 anos quando entrou no campo do José Alvalade aos 13min do segundo tempo, no lugar de Toñito. Sérgio Conceição, 10 anos mais velho, era titular da Inter, dirigida por Hector Cúper. Ele vinha de uma frustrante Copa do Mundo de 2002 com a seleção portuguesa, com eliminação na primeira fase.

A partir dali, Portugal trouxe o técnico campeão do mundo, Luiz Felipe Scolari, e, na competição seguinte, a Euro-2004, Cristiano Ronaldo assumiu uma titularidade que nunca mais perderia na seleção. Em 2003, Conceição deixou de ser convocado por Felipão, enquanto CR7 passou a fazer parte do grupo nacional.

Na partida de Lisboa, Conceição foi substituído aos 34min da etapa final - portanto eles ficaram mais ou menos 20 minutos em campo simultaneamente. O jogo acabou sem gols. Na partida de volta, duas semanas depois, nenhum deles entrou em campo. A Inter venceria por 2 a 0 em San Siro, avançando para a fase de grupos e deixando o Sporting pelo caminho.

Cristiano havia sido alçado ao time de cima do Sporting com 16 anos, pelo técnico romeno Laszlo Boloni, de origem húngara (hoje técnico do Panathinaikos, da Grécia). Um ano depois daquela partida, o Sporting inauguraria seu novo Alvalade em um amistoso contra o Manchester United. Alex Ferguson ficou impressionado com Cristiano Ronaldo, que acabou contratado pelo clube inglês.

Em outubro de 2003, ele faria seu primeiro jogo pela fase de grupos da Champions, vitória por 2 a 1 do United sobre o Stuttgart. Muitos consideram este o jogo de estreia de Cristiano Ronaldo na máxima competição europeia, mas se esquecem daquela partida qualificatória do Sporting, em 2002.

Hoje, 19 anos depois, Cristiano e Sérgio Conceição se reencontrarão. Um, ainda joga (e muito!). O outro, no banco de reservas do Porto.