Topo

Julio Gomes

Atenção flamenguista! Teorias conspiratórias servem só aos dirigentes

20/12/2020 20h18

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Flamengo conseguiu uma virada épica em sua luta pelo bicampeonato do Brasileirão. Depois de uma semana inteira de treinos, sofreu para vencer o Bahia por 4 a 3, no Maracanã - um Bahia que vive péssima fase, acaba de ser eliminado da Sul-Americana e joga para não cair.

O São Paulo é quem lidera, o Flamengo é o perseguidor - hoje, parece ser o único, por elenco, pontos e calendário. O tropeço, portanto, seria enorme. Quem persegue, tem que ganhar. Quem caminha na frente, pode administrar.

Nas redes sociais, muitos torcedores flamenguistas mostraram indignação com a expulsão de Gabriel Barbosa, com 9min de jogo. Não sei o que Gabigol falou para o juiz, só eles sabem. O que sei é que tem que ser algo muito grave para um jogador receber cartão vermelho com 9min.

Torcedor adora falar que "regra é regra a qualquer hora". Não é bem assim. A regra é interpretativa. É necessário "levar" um jogo de futebol, administrá-lo, arbitrá-lo. Senão, bastaria um robô cumpridor de regulamento.

Expulsão no começo do jogo e pênalti no fim são golpes quase que mortais. Juiz tem que evitar, sim. Só pode expulsar alguém tão no início se for algo muito, muito, muito grave.

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, fez o que dirigentes estão cansados de fazer. Agiu com um torcedor, não como um profissional. Entrou na onda, falando, ainda no intervalo, que o juiz é paulista, o campeonato não tem credibilidade, blá, blá, blá.

Puxa, o juiz virou carioca no final? Porque, se ele quisesse mesmo prejudicar o Flamengo, bastaria dar falta de Filipe Luís no início do lance do quarto gol, de Vitinho, aos 45min do segundo tempo. Ele não marcou porque não viu falta. E expulsou Gabigol porque achava que tinha que expulsar.

As teorias conspiratórias servem apenas a um propósito: desviar a atenção. É o mesmo que faz o tempo todo o parça de Landim, outro certo presidente. Se alguns dirigentes flamenguistas resolvem convencer a torcida de que há uma grande conspiração da CBF para fazer o São Paulo campeão, eles se eximem de qualquer culpa, não é verdade?

É como se perder o campeonato não tivesse nada a ver com eles. E, se o Flamengo acabar sendo campeão, terá sido "contra tudo e contra todos". Não sejam tolos, torcedores flamenguistas. Não caiam nessa.