Topo

Julio Gomes

Respeitado, Neymar reinicia busca pela Champions com novo status

Neymar em ação com a camisa do PSG - Divulgação/PSG
Neymar em ação com a camisa do PSG Imagem: Divulgação/PSG

20/10/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

"Na minha opinião, ele é hoje o melhor jogador do mundo. Mas muitas pessoas continuam achando um idiota". A frase é de Sid Lowe, grande amigo e um dos mais influentes jornalistas do futebol europeu, um inglês baseado em Madrid há décadas. Perguntei para algumas pessoas que trabalham por lá se elas tinham a mesma impressão que eu e a confirmação veio sempre de forma imediata: Sim, Neymar mudou de status.

Como mostra a opinião de Lowe, não será nada fácil mudar a imagem. Uma imagem que sempre teve algo de polêmica, mas que se deteriorou completamente na Copa do Mundo de 2018. O que sim, mudou, é o status dele exclusivamente como jogador de futebol. O respeito pelo que ele é capaz de fazer em campo.

Neymar chega à Europa com grandes expectativas em torno dele, em 2013, e ele justifica tais expectativas no campo. Rapidamente, coloca-se como postulante a se intrometer na luta particular e histórica entre Messi e Cristiano Ronaldo por todos os prêmios e protagonismo. Mas o tempo passa, ele perde fôlego, moral e tempo com bobagens.

A série de fatos negativos em torno dele acaba no meio do ano passado, quando ele não consegue sair do Paris e voltar ao Barcelona. Decide, então, responder no campo. E responde. Jogou muita bola na temporada, fez ótimas partidas na bolha de Lisboa e levou o PSG à primeira final de Champions de sua história. Não ganhou, mas bateu na trave. E voltou a ser assunto pelo que joga, não por bobagens.

Quem falar, hoje, que Neymar não está no grupo de, vamos lá, cinco melhores do mundo, vai se passar por bobo.

É assim que Neymar começa a caminhada para tentar, enfim, ganhar a Europa sendo o grande protagonista. A estreia do Paris na Liga dos Campeões será às 16h, contra o Manchester United. É um jogo grande e é o jogo que chama mais a atenção neste primeiro dia de fase de grupos. Estarão novamente todos de olho em Neymar, Mbappé e no time do Paris, que é um dos favoritos ao título.

"Ainda falta para ele restituir a imagem dele, mas ele abriu essa possibilidade. Ele mostrou um novo ar em Lisboa, mostrou maturidade, mas um dia de Sol não faz o verão. Ainda faltou o gol, faltaram coisas. Esta nova temporada é chave para ver se ele está mesmo diferente e pode surgir como uma opção a Messi e Cristiano", analisa Martín Ainstein, da ESPN. "Ele ainda tem a imagem de menino egoísta e ninguém pode tentar tirar a bola dele", contrapõe Duncan Castles, outro jornalista influente no futebol europeu.

O United, adversário do Paris, é um time renovado, que arrancou no ano passado rumo à Champions e fez contratações interessantes para a temporada. Duro é que logo no início da campanha na Premier levou um 6 a 1 humilhante do Tottenham, de Mourinho, e essas coisas abalam estruturas. Ganhou duas e perdeu duas até agora. A partida desta terça pode ter a estreia de Cavani, maior artilheiro da história do PSG e que saiu do clube pela porta dos fundos.

Outros dois jogadores que chegaram ao United são Van de Beek, bom holandês do Ajax, e Alex Telles, que vinha jogando demais no Porto e agora ganha a grande chance da carreira. Também do Porto, chega o volante Danilo ao PSG, uma consistência que vinha fazendo falta. O Paris contratou também Rafinha, que veio de graça do Barcelona e pode ser uma companhia de qualidade para Neymar e Mbappé.

GRANDES NA RODADA INICIAL

A rodada começa às 13h55 (de Brasília) com a Juventus indo à Ucrânia enfrentar o Dynamo Kiev. A Juve é uma das incógnitas desta Champions. Tem o domínio na Itália, tem Cristiano Ronaldo, tem camisa, mas tem um técnico novato, Pirlo. Já empatou duas vezes em três partidas jogadas na Série A, o que não é lá muito normal.

Às 16h, chama a atenção também o duelo entre Chelsea e Sevilla, este atual campeão da Europa League (para variar) e comandado por Julen Lopetegui. O Chelsea foi quem mais contratou da temporada passada para a atual e confia na dupla alemã Werner-Havertz. Pode fazer uma Champions Interessante? Pode. Mas, tal qual o United, precisa ganhar corpo ao longo da temporada para chegar forte e confiante ao mata-mata. E, sobretudo, precisa dar um jeito nos problemas defensivos. Thiago Silva ainda não tomou as rédeas do setor, o time já levou nove gols em cinco jogos na Premier.

Por falar em zagueiro brasileiro, olho em Diego Carlos, que fez uma temporada fenomenal pelo Sevilla, foi especulado por vários grandes, mas acabou ficando.

Lazio e Borussia Dortmund também fazem um duelo interessante, entre times que podem incomodar mais para frente. Gosto mais das perspectivas em torno do Dortmund, que segurou Sancho e Haaland. É um ótimo time, com Reus, Brandt, Witsel, Hummels e, agora, um jovem Reinier, emprestado pelo Real Madrid para ganhar experiência. É difícil acompanhar o ritmo do Bayern na Bundesliga, mas o Borussia sempre pode fazer estragos na Champions.

E temos nesta terça, também, a estreia do Barcelona. Em meio a tantas desconfianças, nada melhor do que um joguinho contra o Fernecvaros, da Hungria, que deve ser saco de pancadas. Koeman disse que Messi "precisa jogar mais". Pode parecer estranho ouvir isso. Mas já estava na hora de alguém falar.