Topo

Julio Gomes

Barcelona e Suárez: Separados e felizes

Luis Suárez, em estreia pelo Atlético de Madri contra o Granada - GABRIEL BOUYS / AFP
Luis Suárez, em estreia pelo Atlético de Madri contra o Granada Imagem: GABRIEL BOUYS / AFP

27/09/2020 17h50

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Barcelona estreou na liga espanhola com uma goleada de 4 a 0 sobre o Villarreal. E Luis Suárez, que saiu chorando do clube, já estreou no Atlético de Madrid. Jogou 20 minutos e meteu dois gols nos 6 a 1 sobre o Granada.

A separação não caiu mal para nenhum dos dois, pelo menos por enquanto. A temporada é longa, todos sabemos disso.

O Barça foi o grande europeu que mais sofreu na pré-temporada, precisando lidar com a ameaça de perder Messi. A dispensa de Suárez foi um golpe duro no argentino, que viu seu melhor amigo ser chutado do clube.

Koeman chegou ao comando técnico no meio de um tiroteio histórico e terá de lidar com o embate entre Messi e diretoria ao longo de toda a temporada. Mas o negócio do técnico holandês é fazer o campo funcionar. E Messi, pelo que vimos no jogo deste domingo, não fará corpo mole nem nada parecido.

Se o time engrenar, é lógico que Messi buscará a motivação perdida e será peça fundamental. Por mais chateado que tenha ficado com a saída de Suárez, Messi olha para um lado e vê o garoto Ansu Fati a ponto de explodir - já marcou dois gols contra o Villarreal. Do outro lado, um Philippe Coutinho motivado e com o título europeu na bagagem. Ali por perto, um Griezmann disposto a se reivindicar. Não falta material humano, o que faltam são paz, harmonia e direcionamento.

Se o Barcelona encontrar o caminho técnico com Koeman, pode não ser uma temporada tão má quanto parecia.

E Suárez seguirá sua vida em um clube ávido por "punch" ofensivo, que é o que o uruguaio traz. Suárez é menos briguento e mais talentoso que Diego Costa. O Atlético de Simeone jogará o futebol que conhecemos, muito competitivo, enorme nos jogos enormes, mas com problemas contra pequenos. Se Suárez conseguir resolver um punhado de jogos, já terá valido à pena.