Topo

Julio Gomes

Cristiano Ronaldo, 101 gols. Olho aberto com a ótima seleção de Portugal

O atacante Cristiano Ronaldo marca seu 100º gol por Portugal na partida contra a Suécia, pela Liga das Nações - Janerik HENRIKSSON / TT NEWS AGENCY / AFP
O atacante Cristiano Ronaldo marca seu 100º gol por Portugal na partida contra a Suécia, pela Liga das Nações Imagem: Janerik HENRIKSSON / TT NEWS AGENCY / AFP

08/09/2020 17h36

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Cristiano Ronaldo meteu um golaço de falta, depois outro tiro no ângulo, de fora da área, e Portugal ganhou da Suécia por 2 a 0 pela Liga das Nações da Uefa. CR7 chega, assim, a 101 gols em 163 jogos pela seleção portuguesa.

É um monstro, um fenômeno, um gênio, escolham o adjetivo que quiserem. Cristiano Ronaldo é simplesmente um dos maiores jogadores da história do futebol. O líder de gols por uma seleção é o iraniano Ali Daei, com 109 gols em 149 partidas.

Alguma dúvida que Cristiano irá superar mais este recorde?

E vejam. Cristiano estará com 36 anos na Eurocopa do ano que vem, quando Portugal defenderá seu título continental. E 37 para 38 na Copa do Catar. Do jeito que o cara se cuida e foi pouco afetado por lesões na carreira, me parece claro que Ronaldo chegará a estas duas competições.

No outro jogo do grupo, a França ganhou da Croácia, por 4 a 2, curiosamente repetindo o placar da última final de Copa do Mundo, dois anos atrás. Portugal e França chegam a seis pontos no grupo 3 da Liga das Nações. A outra seleção com duas vitórias em dois jogos é a Bélgica.

Me parecem as três seleções mais fortes e prontas do mundo no momento. Franceses e belgas já mostraram isso na última Copa, enquanto Portugal é o campeão europeu e tem Cristiano Ronaldo.

Mais do que isso: Portugal tem uma seleção jovem, com a mescla ideal. Juventude, arrojo, bons laterais (raridade), atletas com experiência em jogos grandes e uma velha guarda vencedora (Cristiano, Pepe, Moutinho). O técnico, Fernando Santos, que antes de se consagrar na Euro era tido como retranqueiro, hoje escala o time com CR7, João Félix, Bernardo Silva, Bruno Fernandes... É uma seleção com confiança.

"Já que não há público, façamos a ovação em casa", pediu o comentarista do jogo na TV portuguesa, quando Cristiano Ronaldo foi substituído em Estocolmo.

Eu bati palmas.