Topo

Julio Gomes

Gol de empate aos 50min fez justiça à Espanha contra a Alemanha

Draxler, da Alemanha, e Busquets, da Espanha, disputam bola em lance da Liga das Nações - Matthias Hangst/Getty Images
Draxler, da Alemanha, e Busquets, da Espanha, disputam bola em lance da Liga das Nações Imagem: Matthias Hangst/Getty Images

03/09/2020 17h59

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O árbitro havia dado quatro minutos de acréscimos, mas foi no quinto que a Espanha conseguiu o gol de empate contra a Alemanha, em Stuttgart, na rodada de abertura da Liga das Nações da Europa.

Gol de Gayá aos 50min do segundo tempo, colocando justiça no marcador. A Alemanha havia marcado com Werner no início da etapa final. As seleções estão no grupo 4 da Liga A, ou seja, a primeira divisão da Liga das Nações. A Alemanha foi "rebaixada" na última edição, mas continuou na elite devido à mudança de formato (entenda aqui neste post como funciona a competição).

Foi um jogo muito bom, com alternativas, chances de gol e um ritmo parecido ao que vimos na reta final da Champions League, em agosto. Duas seleções que gostam da bola, não rifam, tentam chegar ao gol trocando passes e jogando, e não em lances fortuitos. Foram somente 23 faltas e ritmo intenso, com 58% de posse para a Espanha.

A seleção alemã, que atuou sem os jogadores do campeão Bayern, começou melhor. Sané exigiu uma defesa monstruosa de De Gea em um chute cruzado. Mas a renovada seleção de Luis Enrique, com dois caras que jogam demais no meio (Busquets e Thiago), foi se encontrando em campo pouco a pouco. O hispano-brasileiro Rodrigo foi quem teve a melhor chance do primeiro tempo, mas passou por Trapp e demorou uma eternidade para tocar para o gol vazio - acabou desarmado pelo goleiro.

Rodrigo se recuperaria ao ganhar de cabeça a bola levantada na área aos 50min do segundo tempo, no meio de cinco adversários, e encontrar Gayá para empurrar para o gol. Antes disso, o segundo tempo havia sido marcado pelo gol de Werner e o domínio espanhol em busca do empate. A seleção ibérica teve 58% de posse de bola, finalizou muitas vezes, mas só chegou ao gol no abafa. Um empate justo.

A Alemanha vai parecendo uma seleção cada vez mais pronta para ser dominante em 2021 e 2022, na Euro e na Copa. Fez a transição após o tetra, no Maracanã, pinça ótimos jogadores de uma liga doméstica forte e tem a base de sustentação no melhor time da Europa, o Bayern. Já a Espanha segue confiando em algumas peças da fase mais ganhadora de sua história, como Sergio Ramos, mas apresenta muitas caras novas, principalmente no ataque. Luis Enrique vai ter que testar, testar, testar e encontrar as melhores soluções.

No outro jogo do grupo, a Ucrânia conseguiu uma vitória que pode ser considerada surpreendente sobre a Suíça. No domingo, a Espanha recebe a Ucrânia em Madrid, e a Alemanha viaja até a Suíça - sempre com portões fechados.